Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Cristal


Cristal é encantadora pois é rica em belezas naturais. O Rio Camaquã que corta a cidade tem em suas margens uma vegetação rica em Angico, Salso e Pitangueira.

A cidade oferece opção de lazer para todas as idades, hapel e bolder nas pedreiras, campeonato de futebol - Praiano que ... Leia Mais
Cristal é encantadora pois é rica em belezas naturais. O Rio Camaquã que corta a cidade tem em suas margens uma vegetação rica em Angico, Salso e Pitangueira.

A cidade oferece opção de lazer para todas as idades, hapel e bolder nas pedreiras, campeonato de futebol - Praiano que ocorre de Dezembro a Março e está no 35° edição.

O interior do nosso Município conta com uma agropecuária leiteira e de corte muito rica e um grande crescimento na agricultura orgânica.

Em Abril comemoramos o aniversário do município. É a Semana em que existe uma grande confraternização entre a zona rural e a zona urbana assim envolvendo toda comunidade por uma semana.

A estrutura turística da cidade conta com pousadas, Camping, restaurantes, museu histórico e grandes áreas verdes para o lazer.

Histórico do Município

Cristal é um Município que conta com uma história recente. Surgiu dentro da área da \\\"Estância do Cristal\\\", propriedade histórica da família Bento Gonçalves da Silva, o herói Farroupilha que viveu nesta época durante 40 anos.
Cristal surgiu há 27 anos ao longo da BR-116 sul, as margens do Rio Camaquã, um local histórico que tem seu nome inscrito como palco de uma das batalhas da Revolução Farroupilha. O primeiro núcleo de moradores de Cristal, formou-se a partir de um empreendimento particular iniciado pelos irmãos Egydio Alfredo e Olintho Guilherme Schlabitz, no ano de 61. Foi então construída a primeira escola em área doada e com a participação da comunidade.
Em seguida houve a construção do templo da comunidade Evangélica Luterana e da Igreja Católica. Cristal tem sua constituição étnica formada por 70% de alemães, 25% de Portugueses, 2% de poloneses, 1% de italianos e 2% de negros.
O trabalho para a conquista da emancipação teve um caráter unitário e popular desde o seu início. Realizando seu plebiscito em 20 de dezembro de 1987, e sob a Lei n. 8583 de 29 de abril de 1988, é criado oficialmente o Município de Cristal.