Recantos, contos e histórias do povo gaúcho... A busca do contato direto com a natureza, com a história, com a agricultura e com as tradições regionais é celebrado pelo Turismo Rural que deu origem à Rota das Terras Encantadas. Uma terra onde tudo brota, cresce e produz frutos, que valoriza o seu patrimônio cultural e natural. Atualmente Rota das Terras Encantadas encontra-se em ascensão, sendo conhecida nacionalmente e internacionalmente, apresentando várias opções de turismo: turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, ecoturismo, de lazer, cultural e gastronômico, através dos roteiros oferecidos pelas agências de viagens e turismo. Integram a Rota 16 municípios: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff. Em conjunto, esses municípios buscam desenvolver o turismo como atividade de desenvolvimento, valorizando as belezas culturais e naturais existentes na nossa região.