Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Roteiro Caminhos de Pedra

Voltar para a foto anterior Avançar para a próxima foto

Informações

A arquitetura e os costumes dos imigrantes preservados através do tempo. O roteiro resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos.
Os imigrantes italianos eram legítimos representantes da cultura camponesa, que valorizavam a religiosidade, o trabalho e a família. Hoje ainda é possível vivenciar toda essa tradição e herança cultural nos Caminhos de Pedra.
Considerado pioneiro no seu segmento, o roteiro Caminhos de Pedra é referência nacional, tendo sido tema de muitos estudos e teses nas áreas de turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo, e administração, entre outros. É a história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes.
O Roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul desde 2009 (Lei Estadual 13.177/09). Por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, rendeu aos Caminhos de Pedra o qualificativo de ?museu vivo?.
Com 12km de extensão, o roteiro oferece cultura, gastronomia e arquitetura em vários pontos de visitação e observação. As centenárias casas de pedra da rota incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais, as experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes, um resgate constante da herança cultural.



Telefone: (54) 3454-5702 / 3455-6333


E-mail: informacoes@caminhosdepedra.org.br


Site: http://www.caminhosdepedra.org.br


Horário: O Roteiro Caminhos de Pedra funciona 365 dias por ano, das 9 às 17h30m.


Dicas: Associação Caminhos de Pedra Endereço: Rua Erny Hugo Dreher, 227- sala 10 - Bairro Planalto