Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Ibarama


A população do município de Ibarama é constituída de italianos 65 %, alemães 25%, e mestiços 10%.
Os primeiros registros de moradores do município datam de 1838 na região extremo sul, mais precisamente nas localidades de Linha Ressaca, Novo São Paulo, Linha Araçá e Arroio Grande, ... Leia Mais
A população do município de Ibarama é constituída de italianos 65 %, alemães 25%, e mestiços 10%.
Os primeiros registros de moradores do município datam de 1838 na região extremo sul, mais precisamente nas localidades de Linha Ressaca, Novo São Paulo, Linha Araçá e Arroio Grande, sendo constituída, em um primeiro momento, por imigrantes e descendentes de alemães.
Porém a colonização mais expressiva teve início no período de 1875/1889, com a chegada de imigrantes e descendentes de italianos oriundos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Silveira Martins e Santa Maria. Estas famílias foram aqui chegando, atraídas pelas terras férteis, com características físicas semelhantes às de seu país de origem, ou seja, a Itália.
Convém salientar, que pelo motivo do grande número de descendentes e imigrantes italianos, a maior parte da população é de religião católica, sendo a Igreja São Paulo Apóstolo a primeira a ser construída em nosso Município, devido à fé que o povo devotava a este Santo.
Em nosso Município, também existe importantes regiões de colonização alemã, em que predomina a religião Protestante.
Com o passar do tempo foram chegando em nosso Município pessoas de outras origens, as quais, foram sempre bem acolhidas, formando assim, a atual população, que possui um espírito empreendedor, em busca constante do progresso local e regional.
Ibarama pertenceu inicialmente ao Município de Soledade, integrando o 4º distrito, cujo o nome era Vila Jacuí, sendo formada por Ibarama, Sobradinho, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Segredo e Arroio do Tigre.
Com a emancipação de Sobradinho no dia 03 de dezembro de 1927, foram criados vários distritos, entre eles o de Ibarama, com a denominação de São Paulo, 2º distrito deste Município. O então distrito de São Paulo teve sua denominação alterada para Ibarama através do Decreto Municipal nº. 06, de janeiro de 1945, conforme o ato do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, publicado no Diário Oficial do Estado em 28 de dezembro de 1944.
O nome Ibarama tem sua origem no Tupi-guarani, que significa ?Terra das Árvores?. Aba ou Ubá (árvore) e rama (terra, no sentido Pátria).
Ibarama passou a se chamar ?Vila Ibarama?, até que surgiu o movimento emancipacionista.
No dia 20 de setembro de 1987, em consulta plebiscitária ?realizada em clima de alegria? o nosso povo teve a coragem de enfrentar o desafio, votando na sua grande maioria a favor da emancipação, da antiga Vila Ibarama. No dia 15 de dezembro de 1987, foi sancionada pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Senhor Pedro Jorge Simon, a Lei nº. 8485 que criou o município de Ibarama, sendo que no dia 1º de janeiro de 1989, foi implantada a 1ª Gestão Administrativa deste município.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Ibarama, RS
243Km de Porto Alegre