Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Passo do Sobrado


A existência de Passo do Sobrado data de aproximadamente dois séculos. Nesse período, colonizado por portugueses que partiam de Rio Pardo para povoar a região que era conhecida por Couto (lugar seguro, refúgio) e servia como ponto de descanso. Ao passar dos anos, inúmeras famílias germânicas ... Leia Mais
A existência de Passo do Sobrado data de aproximadamente dois séculos. Nesse período, colonizado por portugueses que partiam de Rio Pardo para povoar a região que era conhecida por Couto (lugar seguro, refúgio) e servia como ponto de descanso. Ao passar dos anos, inúmeras famílias germânicas, portuguesas e descendentes de escravos se instalaram no que seria o futuro município, antes pertencente a Rio Pardo. Essas etnias, que se dedicaram à produção de alimentos para a subsistência formam hoje a maioria dos residentes no município.
O nome da cidade foi criado em 1850, pelo fato de haver uma passagem em um arroio, situado na entrada da cidade. Próximo a este arroio, existia uma casa de madeira, conhecida por sobrado. Carroceiros e tropeiros atribuíam a essa passagem o nome de passo do sobrado. Na década de 30 o nome foi alterado para Flores da Cunha, no entanto a população não gostou e iniciou uma campanha para a retomada do nome original.
Desta forma, Passo do Sobrado, 2º distrito da cidade de Rio Pardo, foi crescendo, famílias foram se estabelecendo na localidade, desta forma, o comércio e a região foram se desenvolvendo. Devido a estes fatos, o até então 2º Distrito de Rio Pardo, sentiu a necessidade de se tornar município, de emancipar-se da terra-mãe.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Passo do Sobrado, RS
134Km de Porto Alegre