Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Travesseiro


O município de Travesseiro, Rio Grande do Sul, tem uma área territorial de 81,122 km² e localiza-se no Centro Oriental Riograndense, no Vale do Taquari, a aproximadamente 141 km da Capital Porto Alegre. O acesso a Travesseiro se dá por várias maneiras. Uma delas é pela BR 386, cuja distância ... Leia Mais
O município de Travesseiro, Rio Grande do Sul, tem uma área territorial de 81,122 km² e localiza-se no Centro Oriental Riograndense, no Vale do Taquari, a aproximadamente 141 km da Capital Porto Alegre. O acesso a Travesseiro se dá por várias maneiras. Uma delas é pela BR 386, cuja distância ao centro da cidade é de aproximadamente 4 km. Outra maneira é pela RS 130, cuja distância é de aproximadamente 18 km. Além desses acessos via rodovias federal ou estadual é possível chegar a Travesseiro por meio de estradas que interligam as cidades vizinhas a Travesseiro, como por exemplo, Pouso Novo, Nova Bréscia, Capitão e Coqueiro Baixo. Segundo o IBGE (estimativa 2017), há uma população aproximada de 2391 habitantes. Sua economia está baseada na agropecuária, com 76% da arrecadação. A indústria de beneficiamento com 18,84% e outros com 5,165%. A maior parte da população reside na área rural.
Geograficamente o Município, por si só, é uma atração turística, por suas montanhas e canhadas cobertas por uma exuberante mata nativa pertencente à Mata Atlântica. O território do município é formado por 75% das áreas montanhosas e 25% das áreas planas, formando um cenário de singular beleza. O município possui alguns atrativos turísticos como: *Morro Pilão (Morro dos Pretto), um morro que fica bem no centro da cidade; * Cascatas nos inúmeros arroios que passam pelo território; *Campings junto ao rio Forqueta e arroio Travesseiro, recebem, de novembro a março, pessoas de todo estado, excelentes locais para descanso e lazer; *Arroio Travesseiro, que corta a cidade com inúmeras cachoeiras espalhadas pelas encostas; *Monumento dos Maragatos, ao lado da Igreja Matriz; *Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Igreja Matriz.
O povo, maioria de origem alemã e italiana preserva ainda, vários costumes e tradições.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Travesseiro, RS
141Km de Porto Alegre