Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Vista Alegre do Prata


É impossível descrever a formação do município de Vista Alegre do Prata sem analisar o contexto da Europa, mais especificamente, os movimentos imigratórios dos séculos XIX e XX. A grande maioria dos indivíduos advinham de regiões pobres e eram pequenos agricultores, incapazes de manter seu ... Leia Mais
É impossível descrever a formação do município de Vista Alegre do Prata sem analisar o contexto da Europa, mais especificamente, os movimentos imigratórios dos séculos XIX e XX. A grande maioria dos indivíduos advinham de regiões pobres e eram pequenos agricultores, incapazes de manter seu próprio sustento devido ao pouco que produziam e à desvalorização de seus produtos no mercado, como consequência da crescente exportação de outros países. Sem contar que o artesanato que produziam para ajudar no sustento não era suficiente para competir com os produtos fabricados nas grandes indústrias. Assim, havia um considerável número de desempregados.
O Governo Imperial brasileiro e o Governo Provincial do Rio Grande do Sul souberam tirar proveito da situação europeia e passaram a incentivar a vinda de imigrantes para o país. A estratégia foi, então, a criação de colônias no interior dessas áreas aparentemente remotas, onde os imigrantes receberiam terras e demais subsídios necessários para seu sustento. Assim, entre tantas outras, fundou-se a Colônia Alfredo Chaves ? atual Veranópolis ?, que foi subdividida em pequenos distritos, sendo Vista Alegre o 6º distrito.
Localizado na Encosta Superior do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, Vista Alegre do Prata teve sua formação a partir dessas correntes imigratórias de italianos e poloneses. Gradativamente, o até então distrito de Vista Alegre foi crescendo e tomando forma.
Vista Alegre do Prata tentou a emancipação político-administrativa duas vezes: uma em 24 de agosto de 1964, que foi revogada devido a irregularidades nos limites territoriais, e a segunda emancipação, de 10 de abril de 1988, finalmente garantiu a formação do município em 09 de maio de 1988, sendo Heitor Gabriel Giombelli o primeiro prefeito municipal.
O município possui área de 119 km² e 1612 habitantes, segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2010, sendo sua grande maioria distribuída na zona rural do município.
Após essa análise historiográfica, percebe-se que a população pertencente ao município de Vista Alegre do Prata é majoritariamente descendente de imigrantes italianos e poloneses que prezam pela subsistência da cultura e do patrimônio de seus antepassados. Como resultado, o patrimônio histórico preservado pelo município é composto por prédios antigos, residências, grutas e capelas, todos associados ao passado colonial de formação do local
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Vista Alegre do Prata, RS
216Km de Porto Alegre