Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Santo Augusto


(Os textos abaixo foram adaptados dos livros: Apontamentos para a História
de Santo Augusto, Santo Augusto 1815/20 até 1940, e, Santo Augusto 50 anos).

A vida faz história ao ser vivida, experimentada e partilhada, e no trilhar deste caminho é registrada a passagem da exis ... Leia Mais
(Os textos abaixo foram adaptados dos livros: Apontamentos para a História
de Santo Augusto, Santo Augusto 1815/20 até 1940, e, Santo Augusto 50 anos).

A vida faz história ao ser vivida, experimentada e partilhada, e no trilhar deste caminho é registrada a passagem da existência de quem a vive.
A existência de um município também tem sua história e ela é construída por muitos, que vão traçando caminhos, e assim fazendo a construção da humanidade.
Santo Augusto, que dantes fora Rincão de São Jacob e posteriormente Boca da Picada, também tem sua história, sobre a qual discorreremos de forma rápida e, de alguma forma um tanto quanto superficial.
Datam do século XIX, no início de 1800, os primeiros comentários sobre a existência de terras conhecidas como Rincão de São Jacob ? terras pertencentes às áreas do Município de Rio Pardo ? sendo posteriormente desmembrado, passando a pertencer a Cruz Alta, por ocasião de sua emancipação político-administrativa.
Por volta de 1834 cria-se o 5º Distrito de Cruz Alta ? Palmeira ? e então o Rincão de São Jacob passou a ser área do novo distrito.
Em 1857, Cruz Alta implementa uma nova divisão e é criado o 4º Distrito ? Campo Novo ? e o Rincão de São Jacob passa então a ser área de Campo Novo. Nesta nova divisão, 4º Distrito passa a pertencer a Palmeira, embora o Rincão continue a pertencer a Campo Novo.
Em 28 de outubro de 1928, Santo Augusto passou a ser Distrito de Palmeira das Missões e em 1945, com a emancipação de Três Passos, passou a integrar este, na condição de Distrito.
A história mais real, mais provável, que origina o nome de Santo Augusto é aquela que registra o nome do Município, escolhido por Josefina Lucas Silva ? esposa de Pompílio Silva ? conhecida por dona ?Fifina?, que quis perpetuar o nome do jovem estudante Augusto Chagas, morto tragicamente na fazenda do pai. Segundo os relatos, o jovem retornava de um passeio a cavalo quando sua irmãzinha veio correndo ao seu encontro e ele, ao descer do cavalo, abaixou-se para abraçá-la, quando o revólver que carregava caiu do coldre e o feriu mortalmente.
Até este momento, os nomes usados para designar o local, eram, Rincão de São Jacob e posteriormente Boca da Picada.
Com a ideia de homenagear a família Chagas e perpetuar o nome da Fazenda, Dona ?Fifina? sugeriu então o nome do local como Santo Augusto, tornando-se definitivo tal nomenclatura.
Em 17 de fevereiro de 1959, através da Lei Estadual nº 3.721, foi criado o município de Santo Augusto. Em maio do mesmo ano foram realizadas as primeiras eleições para eleger os mandatários do município, sendo eleitos os Senhores Oswaldo Pio Andrighetto para prefeito, e Arnaldo Macagnam para Vice-Prefeito. Em 30 de maio do mesmo ano foram empossados, sendo esta a data escolhida para comemorar o dia do município.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Santo Augusto, RS
451Km de Porto Alegre