Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

São João do Polêsine


No sul do Brasil, Estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região da Quarta Colônia, encontra-se a pequena e acolhedora São João do Polêsine, inicialmente conhecida como terras de Manoel Py, mas com a chegada dos imigrantes italianos, pela semelhança do lugar com a Região Polesani, as marge ... Leia Mais
No sul do Brasil, Estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região da Quarta Colônia, encontra-se a pequena e acolhedora São João do Polêsine, inicialmente conhecida como terras de Manoel Py, mas com a chegada dos imigrantes italianos, pela semelhança do lugar com a Região Polesani, as margens do Rio Pó, ao sul da Itália e a escolha do padroeiro São João Batista, ocorreu a conjugação dos nomes passando a chamar-se São João do Polêsine.
O município com aproximadamente 2.635 habitantes, e que tem na sua essência a simplicidade do interior, encontradas no Distrito Turístico de Vale Vêneto e Distrito Recanto Maestro, na sua alma a hospitalidade incomparável e nas suas veias corre a cultura e a religiosidade de seu povo. A 280 km da capital Porto Alegre, São João do Polêsine, vem despontando no cenário turístico, com impressionante diversidade de atrações voltadas ao turismo cultural, turismo rural, turismo religioso, turismo paleontológico, turismo gastronômico e do cicloturismo. Além de ser a sede do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA), e do Geoparque Aspirante Quarta Colônia.
O município oferece infraestrutura para receber visitantes e turistas, hotéis e pousadas, além de hospedagens alternativas. A deliciosa gastronomia local é marcante no município, pois oferece aos visitantes opções variadas, o sabor inconfundível da típica comida italiana, como o tradicional risoto, sopa de agnoline e do bife à milanesa, saboreados nos charmosos restaurantes e nas festas nas comunidades e eventos, como na Festa Regional do Arroz, Festival Internacional de Inverno da UFSM e Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, bem como os cafés em ambientes aconchegantes, além de degustações em vinícolas e cachaçarias do município.
A cultura e os costumes da imigração italiana são marcantes em São João do Polêsine, roteiros que simbolizam a simplicidade da região, a religiosidade e as tradições do nosso povo, bem ao modo italianíssimo.
São João do Polêsine é formado por um conjunto de potencialidades tanto na área rural quanto na urbana. E apresenta-se como um local de diversidade, em todos os sentidos. Definido por cenários que encantam pela diferença, com destaque a paisagem que se exibe com força entre os verdes dos vales, e o colorido nas várzeas representadas pelo plantio do arroz, e pelas encostas cobertas por diversas culturas que se adaptam ao ambiente propício ao seu desenvolvimento.
São João do Polêsine é um lugar incrível e muito acolhedor pela riqueza que apresenta em seu patrimônio arquitetônico, cultural, arqueológico, bem como da história e da identidade deste povo que aliados à cultura, história e religiosidade possibilita realização de atividades de aventura, passeios em meio à natureza, conhecer as belas paisagens através de caminhadas de curto e longos percursos e conhecimento da gastronomia local, tudo isso em um só lugar, São João do Polêsine, espera você para descobrir, encantar, contemplar e amar a natureza e a cultura, que só se encontra aqui. Visite São João do Polêsine e experimente o prazer de sentir-se realmente vivo.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
São João do Polêsine, RS
275Km de Porto Alegre