Pertenceu ao município de Rio Pardo desde 1809. Em 1816, foi doada uma sesmaria (lote abandonado que os reis de Portugal cediam para cultivo) a Joaquim José Domingues, posteriormente denominada Fazenda de Santa Vitória. As terras de Cacequi fizeram parte dos municípios de Caçapava do Sul e São
... Leia Mais
Pertenceu ao município de Rio Pardo desde 1809. Em 1816, foi doada uma sesmaria (lote abandonado que os reis de Portugal cediam para cultivo) a Joaquim José Domingues, posteriormente denominada Fazenda de Santa Vitória. As terras de Cacequi fizeram parte dos municípios de Caçapava do Sul e São Gabriel.
Em 1890, interligaram Santa Maria a Cacequi por via férrea. Esse fato fez surgir um núcleo populacional na zona da estação, dando origem à sede atual do município. O nome tem origem indígena e significa \\\"água do Cacique\\\" ou \\\"rio do Cacique\\\", porque na época um cacique indígena queria ocupar as terras vizinhas ao Arroio Cacique. Provavelmente, como a primeira fazenda foi denominada Santa Vitória, a Padroeira do município ficou Nossa Senhora das Vitórias.