Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Rota Paleontológica

Informações

Conhecendo os Fósseis do Triássico: Um território que guarda marcas de um passado com mais de 200 milhões de anos, representado por fósseis de variadas espécies de dinossauros e de florestas gigantes, que existiram no período Triássico.

Nos museus da Rota Paleontológica, pode-se conhecer a história dos fósseis vegetais e animais, admirar alguns originais e réplicas de seus acervos. Observar nos sítios e afloramentos as variadas formas e tamanhos dos troncos de árvores petrificadas, aflorando à superfície.

Desfrutar das pequenas e tranquilas cidades da região Central do RS, com suas praças e monumentos construídos com madeira fóssil.

O roteiro permite entender o passado geológico, o processo da fossilização, a valorização deste patrimônio cultural.

Museu de Ciência e Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica - PUC|RS
Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS

Santa Maria é referência na paleontologia mundial desde 1936, quando foi encontrado o primeiro Dinossauro Staurikosaurus Pricei, considerado o mais primitivo dinossauro da terra, cujo original está no Museu de Harvard - EUA.
Museus Educativo Gama D\'Eça - sala temática com a réplica do crânio de um Rincossauro herbívoro, que fora descoberto em Santa Maria no ano de 1902 pelo alemão Jango Fischer, no local conhecido como Sítio da Alemoa.
Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Afloramento Bela Vista: local permite entender as diferentes formações geológicas da região.

São João do Polêsine pequeno município de colonização italiana que abriga desde 2013, o primeiro Centro de Apoio as Pesquisas Paleontológicas - CAPPA, em cujo local estão as últimas descobertas de animais fossilizados (vertebrados), achados na região da Quarta Colônia.

São Pedro do Sul município que é rico em fósseis vegetais e em cujo solo no ano de 1929 o cientista alemão Friederich Von Heune, encontrou no Sítio de Chiniquá, o fóssil de um Dicinodonte herbívoro cujo original está no Museu de Tubingen - Alemanha. Hoje em pode-se apreciar a réplica do crânio encontrado.
Sítio da Piscina e Sítio da Carpintaria: locais onde observa-se os afloramentos de fósseis e de espécies de coníferas, da antiga floresta do Triássico.
Complexo Turístico Raízes de Pedra: parque localizado em área rural com fósseis vegetais que afloram no local. Abriga o Museu Arqueológico e Paleontológico Walter Ilha com fósseis coletados na região.
Monumento Paleobotânico de Água Boa: ocorrência de fósseis de Ginkófitas (atual ginko-biloba) espécie considerada como fóssil vivo.
Mata: conhecida internacionalmente como a cidade de madeira que virou pedra, seu rico patrimônio paleobotânica formado por troncos, raízes, galhos e líquens fossilizados.
Museu Padre Daniel Cargnin: acervo fóssil de animais vertebrados que foram coletados pelo Padre Daniel Cargnin.
Escadaria da Igreja Matriz Santo Antonio e Gruta de Nossa Senhora de Lourdes: juntamente com outras praças e monumentos construídos com fósseis vegetais, representam as obras preservadas pela comunidade local a partir da década de 70.
Jardim Paleobotânico: área de preservação ambiental de valor inestimável.

Prefeitura Municipal de Santa Maria
www.santamaria.rs.gov.br
55 3921-7098

Prefeitura Municipal de Mata
www.mata.rs.gov.br
55 3259-1272

Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul
www.saopedrodosul.org
55 3276-6100
www.spmepertence.saopedrodosul.rs.gov.br
55 3276-6145

Prefeitura Municipal de São João do Polêsine
www.saojoaodopolesine.rs.gov.br
55 3269-1155

Telefone: (51) 99960-2211


E-mail: sergiokkaminski@gmail.com


Site: http://paleorrota.blogspot.com


Horário: Aberto


Redes Sociais: