Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Roteiro do Cooperativismo

Informações

Trata-se do único roteiro histórico-cultural que reconstrói os passos do cooperativismo de crédito, iniciados em 1902 pelo Padre Theodor Amstad. É uma visita guiada no vilarejo da Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito da América Latina, e ao primeiro monumento ao cooperativismo do mundo na Praça das Flores. No roteiro também é possível conhecer: a primeira sede da Sicredi Pioneira RS, Praça Theodor Amstad, Igreja Católica São Lourenço Mártir, Memorial Padre Amstad, escola Padre Amstad, Coopertiva Piá e Parque Alldeia do Imigrante.

Pontos visitados:
Primeira sede (casa em técnica enxaimel) situada na Linha Imperial: Berço do Cooperativismo. Nesta funcionou a 1ª Caixa de Economia e Empréstimos Amstad e pertencia ao primeiro gerente Joseph Neumann. A casa foi construída por volta de 1900.
Passagem pela E.E.E.F Padre Amstad: Nome dado em homenagem ao fundador do Cooperativismo na América Latina.
Pedra: Pedra com placa que simboliza fala alemã do Padre Theodor Amstad, pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente, mas se as 20 pessoas se unem, e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos. Nesta pedra também encontramos placas alusivas aos iniciadores da Caixa Rural e o Centenário do Cooperativismo em Nova Petrópolis.
Praça Theodor Amstad: foi construída em 1942 pelos habitantes da localidade. As famílias reuniam-se no local após o trabalho do dia e em mutirão construíram a praça. O local era um banhado e foi aterrado com pedras retiradas das roças dos agricultores. A princípio a praça foi construída para reunir as pessoas que participariam do Congresso da União Popular, onde esperavam em torno de 5 mil pessoas. Na praça encontra-se o Monumento em homenagem ao Padre Amstad. O monumento apresenta o busto do Padre Amstad e ao redor placas indicando os municípios que aderiram ao Cooperativismo.
Igreja Católica São Lourenço Mártir: Bonita igreja com vitrais coloridos que retratam os Santos da Igreja Católica e no seu interior pinturas a óleo representando a Via Sacra. Na parte frontal da igreja encontra-se o mausoléu com os restos mortais do Padre Jesuíta Theodor Amstad.

Segunda e terceira sede: A terceira sede já é sede própria e foi construída em 1953. As primeiras sedes funcionavam nas casas dos sócios-gerentes. Atualmente o prédio oferece o Museu Padre Theodor Amstad e mostra objetos utilizados no local na época da colonização do município.
Cooperativa Agropecuária Petrópolis - COAPEL - Piá: (explanação da Cooperativa com demonstrativo de um vídeo institucional e degustação de produtos).
Parque Aldeia do Imigrante: Museu vivo que conta a história dos primeiros imigrantes no nosso município. A SICREDI Pioneira tem como prioridade preservar e resgatar a história do Cooperativismo implantou no local o Museu Caixa Rural com documentos, cédulas e objetos que retratam a dificuldade e o pioneirismo dos primeiros imigrantes.
Praça da República / Praça das Flores - Em 2002 foi inaugurado o Monumento ao Cooperativismo para celebrar os 100 anos em Nova Petrópolis. O monumento é em bronze e conta com 7 pessoas que significam os sete princípios do Cooperativismo e também o lema do Padre Theodor Amstad.
Atual Sede: Sede própria inaugurada em 1977. Neste prédio funciona no térreo a Unidade de Nova Petrópolis e no segundo andar, a Administração Regional da Pioneira.
Linha Imperial e Centro de Nova Petrópolis



Telefone: (54) 99909-1112


E-mail: contato@casacooperativa.com.br


Site: http://www.casacooperativa.com.br


Horário: Mediante agendamento.


Redes Sociais:

https://www.facebook.com/CasaCooperativa