ATRATIVO

Mangueirões de Pedra

São José dos Ausentes possui taipas centenárias junto a fazendas antigas, e ainda mangueirões de pedra com mais de 300 anos de mistério sobre a razão pela qual foram construídas em locais tão diferentes e no meio do campo aberto, extremamente largas e altas. Há quem diga que foram indígenas a mando de jesuítas ou de fazendeiros, ou que foram escravos ou mesmos os indígenas por si próprios.
Essas construções de pedras serviam para prender o gado, mas há um mistério de quem realmente fez. Numa das teorias supõe-se que os jesuítas na época ajudaram na localização e formação desses mangueirões. Alguns chegam possuir quase 2 metros de altura e mais de um metro de largura, podendo ter formato de retângulo ou de circunferência. São realmente bastante grandes e maiores do que uma taipa comum das que existem nas fazendas.
Eram feitos com grande habilidade pedra sobre pedra, sem nenhum tipo de massa que pudesse ligar e manter unidas as pedras e tinham uma ou duas entradas. Um dos mangueirões é cercado por banhado estrategicamente com apenas uma entrada para o gado. Bastante curioso de ver pois no meio do campo sozinho lá está o mangueirão, ou junto às fazendas mais antigas do município.

R. Juventino Maurício Nakes, 219 - Silveira, São José dos Ausentes - RS, 95280-000, Brasil

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES