ATRATIVO

Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Área de proteção da planície costeira situada entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico, no Litoral Norte. Abrangendo uma área de 33.248,00 ha. Tem a paisagem composta por mata de restinga, banhados, campos de dunas, lagoas de água doce e salobra, além de praias e até uma área marinha. Abriga a Lagoa do Peixe que atrai imensa variedade de aves migratórias. A avifauna é predominante na unidade, estão listadas mais de 180 espécies. A área é especial para fácil observação de aves e a natureza em sua volta abriga lagoas e campos apropriados ao turismo ecológico e de aventura.
Apesar da denominação, a Lagoa do Peixe é, na verdade uma laguna, por causa da comunicação com o mar. Trata-se de uma laguna relativamente rasa, com 60 centímetros de profundidade em média. Somente na barra, onde encontra a água do mar, a profundidade pode chega a dois metros.

O que fazer?

Trilhas:
- Trilha do Talhamar - Percurso de aproximadamente 12 km.
- Trilha da Figueira - Percurso de aproximadamente 1,5 km.
- Trilha das Dunas -Percurso de aproximadamente 10 km.

Observação de pássaros:
É possível observar aves como gansos marinhos, cisnes, marrecos, flamingos, maçaricos, gaivotas, mariquita, pula-pula, entre outros.

Mostardas - RS, Brasil
Horário de Funcionamento: -O Serviço de atendimento ao turista está aberto de segunda a sexta-feira - das 8h30min às 12 e das 13h30min às 18h, mediante agendamento. -O parque está aberto a semana toda, inclusive finais-de-semana.

A sede do ICM BIO que administra o Parque, está localizada em Mostardas.
Endereço: Praça Prefeito Luíz Martins, 30(em frente à Igreja).
CEP: 96270-000
Administradora: Hellen José Florez Rocha

Telefone: (51) 3673-2435
Email: parna-lagoadopeixe.rs@icmbio.gov.br
Site: http://www.icmbio.gov.br

Dicas: -A visitação é gratuita, mas não possui guia. Sugere-se a contratação de profissionais de agências locais.

-MELHOR ÉPOCA DE VISITAÇÃO: A época que compreende de outubro a março é considerada boa devido ao clima, mas no inverno pode-se encontrar mais mamíferos e cetáceos, por exemplo. O clima é subtropical úmido, apresentando temperatura média de 16,5º C.

- Não há infra-estrutura de churrasqueiras e lancherias dentro do parque, somente no centro da cidade. Portanto, leve seu lanche e bebidas.
- É proibida a entrada de animais de estimação;

- É proibido acampar no parque.

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES