ATRATIVO

Escola do Chimarrão

Na Escola do Chimarrão você encontrará também a história do chimarrão e da erva-mate, seus usos e costumes, propriedades medicinais, o misticismo do mate, os 10 mandamentos do chimarrão, mais ou menos 30 modelos diferentes de chimarrão, degustação de produtos locais, danças tradicionais, cultura gaúcha, teatro de fantoches para as crianças, processo de industrialização da erva-mate, visitação à empresa, tudo isso, com uma estrutura para receber aproximadamente 35 pessoas.

Obejtivos:
- Conscientizar os valores reais da erva-mate, esclarecendo os mais variados aspectos do hábito salutar do chimarrão.- Difundir, com informações objetivas, didáticas e práticas como preparar o chimarrão em suas diversas formas.- Valorizar a erva-mate como cultura Rio-Grandense, quando se faz necessário um cuidado especial na preservação de nossos patrimônios culturais.- Incrementar o turismo, valorizando o símbolo e titulo de Venâncio Aires como Capital Nacional do Chimarrão.

Histórico da Escola:
A Escola do Chimarrão da Rainha dos Pampas Ind. Ervateira Ltda surgiu através da percepção da necessidade de incentivar os jovens e crianças na conservação de nossas tradições, por isso, em setembro de 1998, passamos a visitar escolas do município ministrando \"aulas\" sobre a história, a cultura, os usos e costumes, os benefícios medicinais da erva-mate, e 3 tipos diferentes de chimarrão. No inicio as turmas eram de jardim a 4ª série, mas logo as escolas começaram a solicitar as aulas também para as outras turmas, assim também as escolas dos diversos municípios do estado passaram a procurar as aulas, e a partir daí, surgiu o projeto Escola do Chimarrão, idealizado por Rejane R. Pastore que é coordenadora do projeto. A Escola do Chimarrão tem por objetivos desenvolver atividades de ensino, culturais e artísticas, além de divulgar e difundir o hábito salutar do chimarrão, por suas propriedades medicinais e benefícios econômicos e sociais, uma vez que a erva-mate é a 2a maior cultura do município de Venâncio Aires, sendo assim base de nossa economia, além de ser o chimarrão o símbolo máximo de V. Aires, que é a Capital Nacional do Chimarrão, portanto fortalecendo a cultura e o turismo de nosso município, tudo isso conveniando com as mais diversas entidades como grupos de 3ª idade, escolas, CTGs, associações, clubes de mães, entre outros, promovendo, apoiando e prestigiando os mais diversos eventos culturais realizados no estado. Assim a Escola do Chimarrão, iniciou de forma itinerante, visitando todas as entidades que solicitavam nosso trabalho. No dia 08 de dezembro de 2001, a Escola passou a atender seus visitantes em prédio próprio junto a Rainha dos Pampas Ind. Ervateira Ltda, em Linha Travessa e cada dia têm recebido grupos de turistas, escolas e entidades dos mais diversos municípios e regiões do Brasil e inclusive exterior. Hoje a Escola do Chimarrão aprimorou suas técnicas, e além de 36 formas diferentes de preparo do chimarrão, busca dia-a-dia novas informações e dados sobre a erva-mate e o chimarrão adicionando a cada aula novidades sobre um dos hábitos mais antigos, conservado pelos gaúchos. Na Escola também se encontra disponível uma extensa bibliografia contendo, além de vários títulos o desenvolvimento de projetos paralelos como a Dinâmica da Vida, a Preservação da águas - Aqüífero Guarani, etc. e a parceria como diversas entidades como Polícia Federal, Secretarias de Estado, Universidade, etc

Parque Do Chimarrão, Brasil
Horário de Funcionamento: Diariamente, mediante agendamento.

Telefone: (51) 9214-6562 | 3741-6573
Email: pedro@escoladochimarrão.com.br | rejaneescola@yahoo.com.br
Site: http://escoladochimarrao.com.br/

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES