ATRATIVO

Ruínas no Saladeiro

Os Saladeiros instalados nas margens do Rio Quaraí constituíram o primeiro exemplo de integração fronteiriça, um verdadeiro ?Mercosul? voltado para o desenvolvimento regional. Exemplos empresariais e de empreendedorismo para a época, os três Saladeiros (um na Barra e dois em Quaraí) foram forças econômicas que determinaram o crescimento das cidades brasileiras e uruguaias nessa fronteira.
Esta outra Charqueada, denominada Charqueada São Carlos, foi fundada em 1911, sob a firma Reverbel Mendive & Cia, da qual eram sócios principais o Dr. Francisco Carlos Reverbel e Carlos Mendive. Mais tarde o Saladeiro passou a propriedade de Osório, Rocha & Cia, sendo que em 1916, a empresa passou ao chefe político e homem de negócios de Quaraí, sr. Gaudêncio Conceição, que a manteve até 1918, época em que se encerraram as atividades do Saladeiro.
Carlos Mendive, o uruguaio fundador do Saladeiro São Carlos, barraqueiro e senderista, com interesse em ambas as cidades de Quaraí (Cuareim) e San Eugenio (Artigas), também constituiu um sistema de serviços telefônicos entre 1905 e 1906.
Esta economia baseada nas charqueadas estendeu-se até o cumprimento da ?Lei de Desnacionalização do Charque? em 1928, fazendo com que o saladeiro ?São Carlos?, único ainda em atividade no município, fechasse as suas portas.
O charque elaborado em território brasileiro, apesar de transportado pelas estradas de ferro uruguaias, entrava no mercado brasileiro livre das pesadas taxas a que eram submetidos o charque do Prata (Uruguai e Argentina).
O impacto econômico da indústria saladeril se manifestou na população de ambas as cidades, quando Quaraí possuía em 1880, aproximadamente 1.650 habitantes, passando para 8.333 em 1890, e 15.000 em 1920. Artigas (San Eugenio) por outro lado, possuía 800 habitantes em 1884, passando a 26.321 habitantes em 1908.
O impulso que a indústria saladeril trouxe ao município foi enorme, refletindo diretamente sobre o comercio local, que começou a importar diretamente da Europa. Tal era extensão do consumo do mercado de luxo, que os europeus enviavam seus próprios representantes (viajantes) comerciais para atender à demanda.
A forma de combater ?os interesses estrangeiros? se deu em 1928, quando foi aprovada a ?Lei de Desnacionalização do Charque?, que provocou o fechamento do Sadeiro São Carlos, visto que a charqueada não poderia mais escoar seus produtos através do porto da capital uruguaia.

Vila Saladeiro, a oeste do município.

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES