ATRATIVO

Parque do Caracol

O Parque do Caracol é um parque turístico (não uma unidade de conservação), situado no Município de Canela, distante a 133 km de Porto Alegre. A região do Parque Estadual do Caracol, foi habitada, até meados do século passado, por índios caigangues que viviam nas florestas de araucárias.

Eram catadores de frutos e sementes, eventualmente, caçadores. Por volta de 1863, chegou à região o primeiro colonizador europeu, juntamente com sua família. Viveram como agricultores e pecuaristas e foram, durante muitos anos, os únicos moradores do local. A partir de 1900 começaram a surgir novos colonos, madeireiros e os primeiros hotéis e casas de veraneio, muito antes de existir a cidade de Canela.

As pessoas eram atraídas pelo clima ameno, florestas, pureza do ar e das águas. Em 1925 chega a ferrovia em Canela, favorecendo o crescimento da região. Rapidamente o parque tornou-se o local mais visitado do Rio Grande do Sul. Já na entrada do parque os visitantes sentem o ar puro proporcionado pela vegatação fechada que só é repartida pelas trilhas ecológicas. O ponto de maior curiosidade é a cascata, normalmente a primeira parada, com mirante cercado todos tem plena segurança para apreciar a beleza da queda d\\\'água.

A Escadaria com 927 degraus conduz à base da cascata,onde se tem a vista de um ângulo diferente. As trilhas totalmente estruturadas e sinalizadas facilitam a caminhada pelo meio da mata até uma torre de 27 metros de altura com um elevador panorâmico, da onde se tem uma vista de 360º do parque. A paisagem é deslumbrante e tem binóculos para apreciar a fauna e a flora da região.

Dentro do parque pode-se desfrutar de um passeio de trem conduzido pelo maquinista carinhosamente conhecido como Zé do Apito. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, uma forma divertida de contar a história da imigração no sul do país e a interação com o meio natural e a preservação. É opção de lazer agradável, segura e divertida para toda a família.

O que fazer?

O Parque do Caracol oferece:
-Restaurante;
-Lancheria;
-Trilhas ecológicas;
-Painéis interpretativos;
-Estrutura de lazer;
-Lojas de artesanato;
-Escadaria com 927 degraus que leva o visitante até a base da cascata.


Formas de pagamento: Dinheiro
Ingresso para criança: 9,00
Ingresso para adulto: 18,00
Ingresso para idoso: 9,00
- Crianças até 5 anos, o ingresso é isento.


- Não é permitido acampar;
- Não é permitida a entrada de animais de estimação.

Rodovia RS 466, km 0, s/n - Caracol, Canela - RS, Brasil
Horário de Funcionamento: Diariamente das 9h às 17h30 .

Administrador: Prefeitura Municipal de Canela

Telefone: (54) 3282 5198
Email: parquedocaracol@canela.rs.gov.br
Site: https://caracol.tur.br/

Dicas: MELHOR ÉPOCA DE VISITAÇÃO: Período de férias de inverno e verão.

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES