ATRATIVO

Parque Nacional dos Aparados da Serra

O Parque Nacional dos Aparados da Serra foi criado em 1959 para proteger os cânions Itaimbézinho e Faxinalzinho. Ele é pertencente ao estado do RS e de SC, totalizandouma área de 13.082,00 ha.É uma área de proteção de Mata de Araucárias, situado no município de Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra com espécies endêmicas e de grande beleza. Sua paisagem deslumbrante se expressa em todo seu esplendor nos canhões herdados dos derrames basálticos na região, que deixaram surgir maravilhas como o Cânion do Itaimbezinho, onde trilhas percorrem seus limites e seu interior com paredões de 800 metros de altura. Passeios de bicicleta e trilhas, possibilitam um conhecimento profundo de sua natureza rica.

O que fazer?

No parque há a possibilidade de fazer trilhas ecológicas. Em todas as trilhas deve ser contratado um Condutor/Guia na cidade de Cambará do Sul/RS, pois, o parque não oferece condutores.

São trilhas sinalizadas (Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo). O parque oferece infra-estrutura de banheiros e um Centro de Exposição.


- Trilha do Vértice: é a trilha mais curta, tem 1,4 km de extensão. Leva-se em média 45 minutos de caminhada (ida e volta). Nivel fácil, pessoas de todas as idades podem percorrê-la. Há mirantes, passarelas e plcas. O primeiro mirante permite ver a Cascata das Andorinhas, que possui uma queda de aproximadamente 300 metros. Suas águas são formadas pelo arroio Perdizes. No segundo mirante é possível ver a Cascata Véu de Noiva. Possui uma queda com cerca de 500 metros. Suas águas são formadas pelo arroio Preá, que ajuda na formação do rio do Boi, que fica na parte de baixo do cânion. No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem
ao nome da trilha.

-Trilha do Cotovelo: a trilha possui 6,3 km de extensão. Leva-se em média 02h30min de caminhada (ida e volta). O nível é fácil, pessoas de todas as idades poderão percorrê-la. A maior parte do trajeto , 4 km, é feita por uma antiga estrada do parque. O restante do caminho é feito pela borda do cânion. Chegando ao mirante é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho com o caminho do rio do Boi no meio.

-Trilha Rio do Boi: ésta é a trilha mais longa e também mais difícil. O acesso é por Praia Grande (SC) e só é possível fazê-la com acompanhamento de um guia ou condutor credenciado. A caminhada é feita na parte de baixo do Itaimbezinho, no seu interior. São 8,3 km de trilha (ida e volta) passando por dentro do rio, com pedras e muita água como obstáculos. A caminhada dura de cindo a sete horas. No verão o passeio possibilita banhos em cachoeiras e piscinas naturais. Visão única de estar entre paredões de 700 mts de altura. Aconselha-se usar tênis com solado antiderrapante e levar toalhas, possibilidade de se molhar.


Onde se hospedar?

- Consulte o guia de meios de hospedagem da SETUR, disponibilizada no site.

Rodovia RS 429, s/n - Zona Rural, Cambará do Sul - RS, 95480-000, Brasil
Horário de Funcionamento: De terças a domingos das 9h às 17h. Para fazer a trilha do Cotovelo (duração de 2 horas), o visitante poderá entrar no máximo até às 15h.

Administração do Parque
Administrador: Deonir Zimmermann
Endereço: ESTRADA RS-427, KM 18, CAIXA POSTAL 10
CEP: 95480-000

Telefone: (54) 3251-1277 / 3251-1262
Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br

Dicas: Na Casa do Turista, no centro do município, é possível locar o serviço de transfer e de condutores especializados.

Melhor época de visitação: inverno - mês de Julho, quando a incidência de neblina é menor. Melhor visualização dos Cânions é na parte da manhã. O clima é determinado como clima temperado, apresentando média anual de 16 graus; o mês mais quente é janeiro e os mais frios são junho e julho.

-Importante salientar que não há serviço de alimentação (lancheria)
Levar alimento e bebidas para fazer as trilhas.
-MELHOR ÉPOCA DE VISITAÇÃO: Época do Inverno - mês de Julho, quando a incidência do neblina é menor. Melhor visualização dos Cânios é na parte da manhã. O clima é determinado como clima temperado, apresentando média anual de 16 graus; o mês mais quente é janeiro e os mais frios são junho e julho.

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES