ATRATIVO

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Foi construída em 1823, em estilo Barroco Colonial, com fim residencial. A praça Xavier Ferreira não passava de aguaceiros e dunas de areia enquanto a Rua da Praia (atual Marechal Floriano) ficava alagadas com as chuvas sendo feito um primitivo calçamento para carroças e pedestres na década de 1850. No pátio do casarão existiam dependências com vãos gradeados que teriam sido a senzala da casa.
O prédio assistiu grande parte do crescimento urbano da localidade, com o significativo aumento da movimentação portuária no século 19. Também presenciou o surgimento de casas comerciais que promoveram a circulação de numerário na cidade.
Essa edificação histórica era chamada pela população de casa nobre, por se destacar frente às poucas construções para moradia particular de grandes dimensões que existiam na Vila do Rio Grande na época do Império e pelas belas festas realizadas no local (para a qual a maior parte dos habitantes do município desejavam convite). No tempo em que foi edificado o casarão, não havia o prédio da Alfândega (década de 1870), o Quartel General (1894) ou a Biblioteca Rio-Grandense.
O primeiro proprietário foi Joaquim Rasgado, um rico comerciante, cujo o nome foi dado à rua onde está localizado o prédio pelo destaque obtido por esse morador. Em meados do século XIX o casarão sediou uma escola cujo nome era Collegio União. O segundo proprietário foi o Comendador Tigre, que após a sua morte em 1886, o prédio foi vendido por seus herdeiros para a municipalidade.
Hoje a edificação é em estilo Neoclássica, cujos os elementos arquitêtonicos do Cassicismo - incluindo a escadaria em mármore, foram adicionados em 1901, é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e abriga o poder municipal da cidade.

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N - Centro, Rio Grande - RS, 96200-900, Brasil

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES