ATRATIVO

Ponte Internacional da Concórdia

Consta no Diário do Congresso Nacional, datado de agosto de 1914, o primeiro registro sobre a futura construção de uma ponte internacional ligando Quaraí a São Eugênio.
Engenheiro e economista, o quaraiense Oscar da Cunha Corrêa, quando deputado federal, apresentou ao Presidente Wenceslau Brás um projeto de \"Reorganização Monetária e Financeira\", sugerindo entre outros itens a construção de uma Ponte Internacional, que ligasse Quaraí à capital do Departamento de Artigas e, desta forma a dívida do país vizinho com o Brasil ficava solucionada.
O plano SALTE, do Presidente General Eurico Gaspar Dutra, eleito em 1945, adotara, entre outras medidas, a livre importação de bens manufaturados. Dutra vem a Quaraí lançar a pedra fundamental para a construção da Ponte Internacional em 1949. O encontro dos presidentes, Dutra e Luiz Batlle Ordôniz, aconteceu no meio do rio Quaraí, numa passarela improvisada sobre barcos de borracha e com remos.
Em julho de 1966 as autoridades reunidas em Montevidéu deliberaram sobre o projeto da construção da Ponte Internacional sobre o rio Quaraí. Em setembro de 1966, o Ministro Juarez Távora visita Quaraí para confirmar a futura construção da Ponte Internacional da Concórdia.
Em 3 de abril de 1968, com a presença dos Presidente da República do Brasil, Artur Costa e Silva, do Presidente da República do Uruguai, Jorge Pacheco Areco, do prefeito de Quaraí, Heraclides Santa Helena e do prefeito de Artigas, Atílio Fernandiz, entre outras autoridades, foi inaugurada a Ponte Internacional da Concórdia, que tem 750m de extensão em curva, 12m de largura com trânsito em duas vias e mais passeios laterais de 1,90m em cada lado. O engenheiro responsável foi o quaraiense Oswaldo Lucho e a firma construtora a Sotagem Benites.
Fonte: http://www.5rcmec.eb.mil.br/index.php/a-guarnicao/15-pontos-turisticos

R., R. Gen. Canabarro 1205-1251, 97560-000 Quaraí, Rio Grande do Sul, Uruguai

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES