ATRATIVO

Ruínas da Casa do Major Alberto Bins

Da residência de Alberto Bins na Granja Progresso, hoje só restam as ruínas da sua fachada, considerada importante monumento da história de Cachoeirinha e do Estado do Rio Grande do Sul.
Construída às margens do Rio Gravataí, no final do século 19, a casa de campo do intendente de Porto Alegre que hospedou figuras ilustres nos anos 20 e 30, como o
Presidente da República Washington Luiz, o Governador Borges de Medeiros, o vice almirante Auguste Hermann Rademaker Grunewald e o Ministro Lindolfo Collor, acabou sucumbido ao tempo.
Alberto Bins se deslocava todas as sextas-feiras após o expediente semanal no comando de Porto Alegre para a Granja, onde, nos finais de semana, um grande número de políticos, militares e empresários eram recebidos com banquetes. A beleza e o refinamento da residência surpreendiam todos que por ali passam.
A casa possuía diversas dependências, na parte superior tinha três quartos e uma sala de estar. No térreo, existia uma grande sala de jantar. Cuidada nos mínimos detalhes, a casa parecia uma residência da cidade.
As ruínas dimensionam a imponência da casa. As paredes, de tijolos maciços, medem meio metro de espessura e nos marcos das portas e janelas é possível verificar a existência de vigas de aço.

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES