ATRATIVO

Igreja Matriz São José Operário

Nos anos 80 se inicia a catequese na Casa do Menor, tendo à frente as Irmãs de São José de Chambéry. Algumas alunas do Colégio Santa Terezinha também ajudavam nessa tarefa. Também se celebravam missas presididas pelo Pe. Laurentino Tagliari. As catequistas e outras pessoas ajudavam nas celebrações. Havia um sonho antigo ? dos Capuchinhos que trabalhavam em Sananduva e do povo de Sananduva ? de se construir uma segunda paróquia. Agora a ideia era retomada com uma serie de iniciativas, inclusive procissões em dia de sexta-feira Santa, da Cohab até o local onde hoje está construída a igreja matriz. A escolha do padroeiro foi no final de uma missa na Casa do Menor. Já não poderia ser São Brás, uma vez que é padroeiro da Cohab. Ao olharem para uma imagem de São José que a Casa do Menor havia ganhado da Paróquia São João Batista, a grande intuição: ?São José Operário?, pois é um bairro de bastante operários. A primeira festa em honra do padroeiro aconteceu no Horto Florestal e teve bastante êxito. Nisso chegou o Padre Santo Monegat e se iniciou o trabalho de construção da igreja Matriz.

O decreto de criação da paróquia diz que ?para melhor atender aos fieis? e devido ao crescimento da área urbana faz-se necessária uma nova paróquia em Sananduva. O mesmo decreto menciona a localização geográfica, além de enumerar dezessete comunidades oriundas da Paróquia São João Batista e duas oriundas da Paróquia Cristo Rei de São João da Urtiga.

A ata de criação da Paróquia registra que ?no dia 1º de janeiro de 1989, às 10 horas, partiu a procissão solene desde a matriz São João Batista levando as imagens dos padroeiros? e sob o soar dos sinos. Já no salão paroquial da nova paróquia, após leitura do decreto de criação, na homilia, D. Orlando ?destacou que a nova paróquia é fonte de novas e mais numerosas lideranças, fermentando no mundo o Evangelho. Ao declarar criada a nova paróquia o povo aplaudiu com vibrante salva de palmas?. Nessa mesma ocasião se deu mandato a 68 Ministros Extraordinários da Eucaristia. A inauguração da nova Matriz aconteceu no dia 20 de maio de 1990, sendo que a torre e uma das escadarias foram inauguradas no dia 1º de maio de 1995.

Em maio de 2014 a Paróquia São José Operário celebrou Jubileu de Prata de sua existência. Contou com a participação numerosa de seus paroquianos, dos párocos anteriores e atual ? Pe. Santo Monegat (1º/1/1989 a 30/12/1998), Pe. Valdir Begnini (31/12/1998 a 1º/2/2003), Pe. Ilirio Guadagnin (2/12/2003 a 12/5/2012) e Pe. Rene Zanandréa (12/5/2012 até o presente) ? além de outros presbíteros. Com eles, milhares de lideranças têm oferecido seu trabalho, sua criatividade, seu olhar, sua voz, sua escuta e possibilitado que Deus continue agindo na caminhada eclesial.

A festa jubilar reuniu forças e parece ter revigorado os entusiasmos da comunidade paroquial. Uma série de ideias foram sonhadas, ampliadas e resultaram em atividades do Jubileu. Destacamos o plantio da ?Praça do Jubileu? ao lado da matriz São José Operário, a foto das comunidades guardando o ?rosto? da Igreja por ocasião do Jubileu, a gravação dos sinos e o toque desses mesmos sinos anunciando o Jubileu na manhã de 4 de maio, a missa dos Santos Óleos, o Sacramento do Crisma enriquecendo essa caminhada com o DOM de Deus, o mandato a novos Ministros da Eucaristia fortalecendo a ministerialidade da Igreja.

Que Operário de Nazaré continue a inspirar a caminhada desse seu povo, a Igreja paroquial São José Operário de Sananduva/RS.

R. Israel Pinzon, 123, Sananduva - RS, 99840-000, Brasil
Horário de Funcionamento: Horários de Missas (matriz): Quartas feiras 19h, Sábados 18h, Domingos 9h. Horários de Atendimento à comunidade: De Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30. Pároco: Pe. Rene Zanandrea

Telefone: (54) 3343-1506
Email: rene.zanandrea@yahoo.com.br
Site: http://www.diocesevacaria.com.br/pagina/forania-de-sananduva

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES