ATRATIVO

Praça da Matriz Monsenhor Albino Ângelo Busato

Monsenhor Albino Ângelo Busato nasceu em 1º de abril de 1914, no atual município de Nova Palma. Foi ordenado sacerdote no dia 12 de novembro de 1939, na atual cidade de Ibarama. Exerceu seu ministério sacerdotal nas paróquias de Erechim, Frederico Westphalen quando ainda se chamara ?Barril? e Tenente Portela. Desde 03 de abril de 1968 exerceu esse apostolado na paróquia São Roque de Taquaruçu do Sul, permanecendo nesta comunidade até o seu falecimento em 02 de novembro de 2005, aos 91 anos de idade.
Durante o seu apostolado nesta paróquia Albino Ângelo Busato recebeu o título de Monsenhor do Papa João Paulo II, em 06 de outubro de 1989.
Foi um cidadão extremamente atuante na comunidade, participando ativamente na criação de novas escolas e da introdução de melhorias, como a criação de bibliotecas para alunos, professores e comunidade. Participou na criação do Ginásio da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade ? CNEC. Foi um grande incentivador de novas práticas na área da agricultura, indústria, comércio, esporte, do lazer e bem estar social.
Foi um grande incentivador da conquista da autonomia política e administrativa do então Distrito de Taquaruçu, participando ativamente da Comissão Emancipadora. Recebeu, por todos os seus feitos, o título de Cidadão Benemérito de Taquaruçu do Sul. Foi dele a indicação da construção, ao lado da prefeitura municipal de uma praça, conhecida atualmente como Praça dos Imigrantes e de um marco indicativo do local de surgimento da cidade. Recebeu o título de Patrão de Honra do Centro de Tradições Gaúchas ? CTG Porteira Aberta pelos serviços prestados às tradições gaúchas e o título de Patrono do Hospital São Roque, concedido pela Sociedade Filantrópica São Roque, como homenagem póstuma pelo interesse, incentivo e cooperação àquela Casa de Saúde.
Por meio da Lei n°1.140, de 04/11/2011 Fica oficialmente denominada como \"PRAÇA MONSENHOR ALBINO ÂNGELO BUSATO\", constituída pelo quarteirão delimitado pelas ruas do Comércio, Monsenhor Vítor Battistella, Pe. Afonso Corrêa e Alberto Pasqualini.

Taquaruçu do Sul, RS, 98410-000, Brasil

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES