ATRATIVO

Igreja Matriz Sagrada Familia de Nazareth

Foi projetada em linhas góticas pelo arquiteto Gsaller, vindo do Tirol ? Áustria, e os chefes da construção foram o engenheiro italiano Lorenzo Dalla Barba e posteriormente, Josef Ahorn.
A Igreja possui vinte e um metros de largura, dividida por uma nave central e duas laterais, por vinte e seis metros de profundidade, tendo as torres a altura de quarenta e oito metros.
A construção da igreja foi feita pelas famílias que residiam na Colônia Serro Azul e se iniciou aos 31 de março de 1913 e foi concluída no dia 19 de janeiro de 1921.
Devido à tecnologia restrita da época, a construção da igreja foi lenta e difícil. As pedras, que vieram da Linha Caçador (as de ferro) de Caibaté (as de areia) e outras de São Luiz Gonzaga, foram trazidas por carroças de boi e mulas e erguidas por roldanas, com auxílio de tração animal. Os tijolos foram fabricados próximo ao rio Encantado, e a areia do rio Ijuí. A cal e o cimento vieram da Alemanha. A construção das torres é um perfeito encaixe de peças, pois não foi utilizado ferro.
A Igreja possui duas torres onde estão postos dois sinos em cada uma. Vieram da Alemanha e erguidos por cordas tracionadas por animais. De toda a região missioneira, este é o melhor conjunto de sinos importados, devido ao seu som melódico e cativante.
Na Igreja Matriz foram colocados o altar da primeira capelinha e as estátuas da Sagrada Família que permaneceram até o ano de 1928 quando foram trocados por um novo altar de madeira artisticamente elaborado por Henrique Rüdiger.
No crucifixo do altar existe a imagem de um Cristo esculpido em madeira poe índios guaranis da Missão Jesuítica de São Lourenço, há quatrocentos anos aproximadamente. A cruz que fixa esse Cristo foi trazida da Europa pelos jesuítas.
Em 1973 a Igreja foi reformada; os dois altares laterais, um deles esculpido pelo artista austríaco Valentin Von Adamovich, foram retirados ? um deles encontra-se na comunidade da Linha Ipê, município de São Paulo das Missões. No antigo batistério (no pé da torre esquerda) foram postas as estátuas dos três Mártires das Missões e os restos mortais do Padre Max Von Lassberg, falecido no dia 15 de dezembro de 1944.
A Igreja Matriz de Cerro Largo reúne as diretrizes principais do estilo gótico que vigorou na Europa no século XVI ao XVIII, porém, adaptadas a uma colônia, a uma cidade em formação que ainda não dispunha de recursos técnicos e artísticos. A Igreja possui grandes vitrais historiados, abóbodas em guarda-chuva, arcos ogivais, e a escala monumental tanto no sentido vertical e longitudinal.
A Igreja Matriz de Cerro Largo representa um dos mais belos edifícios neo-góticos da região e deve ser a todo custo preservada e restaurada, identificando-a cada vez mais com seu estilo ordenador e com o espírito do povo fundador da Colônia de Serro Azul.

R. Padre Maximiliano - Centro, Cerro Largo - RS, 97900-000, Brasil

Telefone: (55) 3359-4900
Email: sincotur@cerrolargo.rs.gov.br

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES