ATRATIVO

Cerro do Jarau

Uma cadeia de montanhas inseridas no pampa da fronteira gaúcha no município de Quaraí, onde aquela ?criação? de fato foi obra dos céus mas não como os antigos a entediam e sim, como moderna ciência explica, consequência do impacto de um meteoro sobre os relevos planos da região.
Na sua formação geológica, o Cerro do Jarau apresenta diversas formações como grutas e fendas, além de supostas evidências de atividades vulcânicas pretéritas ou não, cuja o cenário serviria à criação de lendas e mitos envolvendo o cerro em narrativas míticas e místicas. Mas tanto simbolismo não se resume a apenas isso, pois se o Jarau se tornou o berço de lendas e mistérios, também compôs um mosaico de produção, conservação e cultura do pampa gaúcho.
A contemporânea paisagem do Jarau é um riquíssimo conjunto de história, ambiente e produção. O ambiente preservado pelos diversos produtores que têm no Cerro um elemento de identidade e o mosaico construído na soma entre a produção rural e a paisagem exuberante é um presente visual para todos que ali visitam.
Além disto, também conhecido por ser fonte de lendas e mistérios, o Cerro do Jarau associa-se a lenda da Salamanca do Jarau. Outro contexto, é que durante a guerra dos farrapos por ali localizar-se a estância de Bento Manuel, as tropas de Bento Gonçalves o utilizavam como refúgio.
Por sua posição estratégica, o Cerro do Jarau tem importante papel na formação histórica das fronteiras do Rio Grande do Sul.
Fonte: Revista Rio Quaraí: Comitê de Gerenciamento das águas estaduais da Bacia Hidrográfica do Rio Quaraí.

Cerro do Jarau, Quaraí - RS, 97560-000, Brasil

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES