ATRATIVO

Complexo Rua da Praia

Um espaço de lazer ao lado do Rio dos Sinos, é um marco histórico e arquitetônico da cidade, com um papel importante na chegada dos imigrantes alemães em 1824.
O complexo hoje, conta com o Museu do Rio, construído em 1863 para abrigar o antigo Cais do Porto de São Leopoldo. O local era de propriedade da família Blauth, que explorava a navegação comercial pelo Rio dos Sinos até Porto Alegre.
O Rio dos Sinos, durante o início do século XX, sediava diversas competições náuticas e de remo, mobilizando centenas de pessoas.
O museu tem farto material fotográfico sobre a história do Rio dos Sinos e um grande acervo sobre recursos hídricos, que busca regatar a memória desse passado a importância ecológica, social e econômica do Rio dos Sinos para o desenvolvimento de São Leopoldo. Além disso, a casa conta com o Memorial Henrique Prieto, uma homenagem ao ex-prefeito e ex-secretário do meio ambiente de São Leopoldo, por sua luta em defesa e preservação do meio ambiente, sobretudo do Rio dos Sinos.
O espaço conta uma área para sediar estudos e pequenas palestras para informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre a problemática
da água e que passa a receber eventos como: caminhadas; competições náuticas e feiras.

R. da Praia, 52 - Rio dos Sinos, São Leopoldo - RS, 93110-010, Brasil

Telefone: (51) 2200-0640 / (51) 3526-6800

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES