ATRATIVO

Casa João Tem Caten

Localizada no interior do Parque Municipal de Exposições Elemar Kuhn, a casa foi construída por João Tem Caten, fundador do município de Cerro Largo.
CASAS ENXAIMEL - Casas que contam a nossa história!
Ao chegarem em solo gaúcho, os imigrantes logo perceberam a abundância de madeira e retornaram às velhas técnicas da construção em enxaimel, extinguida no final do século XIII na Europa, reinterpretando os partidos arquitetônicos. Na técnica enxaimel, encontra-se sempre uma estrutura autoportante de madeira, cujo tramos são preenchidos com materiais terrosos aplicados numa variedade de técnicas.
O partido arquitetônico, que na Europa era fechado, com todas as funções debaixo de um mesmo teto, inclusive de abrigar os animais, aqui foi substituído por um partido aberto. O centro polarizador foi o espaço aberto (pátio), ao redor do qual foram dispostos os chiqueiros, o galinheiro, os estábulos, o paiol, o poço e a casa. De imediato, o imigrante agregou novas funções propiciadas pelo meio e desconhecidas na Alemanha, como a moenda de cana de açúcar.
As fundações das casas eram construídas em pedra de arenito aparelhada, encontrada em toda a antiga zona colonial, com largura maior que o corpo da casa. O enchimento do enxaimel (paredes) era feito de taipa, adobe, tijolos ou, raramente, de pedra tal qual na Alemanha.
Por ser exclusivamente artesanal, a casa requeria, no mínimo, dois anos de trabalho. Praticamente sem ferro e sem prego, os imigrantes cortavam as peças de madeira fazendo com que se encaixassem, dando sustentação. As ligações das peças componentes da estrutura eram feitas com tarugos de madeira para economizar parafusos. Tudo porque o ferro precisava ser importado e tornava-se muito caro. Somente para prender as tábuas do piso e do forro usava- se pregos, que tinham de ser preparados manualmente cada um. A montagem da estrutura de madeira, bem como o telhado, era realizado no chão. Quando concluído, o esqueleto era colocado em pé com auxílio da vizinhança.
A casa era em construção simples em planta baixa. Compunha- se de uma sala e dois, três ou quatro quartos. Geralmente, a cozinha era uma composição em anexo devido ao constante perigo de incêndio. Seu pé- direito era de ordem de três metros de altura. Devido ao clima subtropical da região sul, as janelas se tornaram bem mais amplas permitindo maior entrada de luz. Escondida dentro de um quarto ou atrás de uma porta havia uma íngreme escada levando ao sótão.
O telhado de duas águas era construído com tesouras sem pontaletes, deixando um espaço aberto entre os dois frontões o que criava um sótão, onde havia eventualmente um quarto destinado para os rapazes da casa ou um espaço para guardar velharias.
Geralmente em cada um dos frontões havia uma ou duas pequenas janelas. Normalmente, a casa era construída em terreno com leves inclinações tornando a presença de porões uma constante. As fundações de pedra sustentavam a estrutura de madeira e impediam o seu apodrecimento precoce. No porão eram guardados os produtos frescos e utensílios de uso eventual.

Cerro Largo - RS, Brasil

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES