Piratini - O que visitar

  • 1 de 2

Cadeia Municipal

Construído em 1832 para funcionar a Cadeia Municipal. Este prédio jamais foi utilizado para esta finalidade.

Casa de Camarinha

Construída em 1789, foi a residência do primeiro morador do município. Atualmente funciona a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços.

Casa de Garibaldi

Sua construção remonta das duas primeiras décadas de 1800. Prédio onde residiram Garibaldi e Rosseti e também onde foram instaladas as oficinas do Jornal O POVO, durante a Revolução Farroupilha. O prédio possui características coloniais.

Encenação Farroupilha

O Nap existe a 5 anos, o trabalho do grupo é fazer o City Tour Temático, passeio que acontece pelas ruas de Piratini que usa como cenário seus casarios.
Nossa história é contada em três tempos, em ordem não cronológica.
Através das encenações mostra-nos a Colonização Açoriana, o Modelo

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Construída entre 1811 e 1814. Nesta Igreja foi realizado o primeiro TEDEUM em Ação de Graças à criação da República Riograndense. Sofreu um incêndio e após foi remodelada, ficando com a fachada atual.

Ministério da Guerra e Interior

Prédio construído em 1819, onde se instalou o Ministério da Guerra e Interior, durante a Revolução Farroupilha. Atualmente funciona o Museu Histórico Farroupilha.

Museu Barbosa Lessa

Museu criado após a reestruturação do Museu Histórico Farroupilha. Inaugurado em julho de 2006 apresenta o processo evolutivo da cidade, da ocupação pré-histórica regional e assentamento luso-brasileiro a partir de 1789, assim como referências ao escritor piratiniense Luiz Carlos Barbosa Lessa

Museu Histórico Farroupilha

Acervo de objetos de uso pessoal de Bento Gonçalves da Silva e Caetana da Silva, armas, mobiliário do século XIX, fardas, objetos do cotidiano, vestes sacerdotais, oratórios, colonial, imagens sacras, instrumentos musicais, telas e gravuras sobre a Guerra dos Farrapos.
Atividades de

Palácio da República Riograndense

Construído em 1826, prédio onde funcionou o Governo da República Riograndense no período Farroupilha.

Paredão

Um dos recursos naturais com possibilidades de aproveitamento turístico. De rara beleza, situa-se no 3° distrito, Vale do rio Camaquã, na divisa com o município de Encruzilhada do Sul.
As escarpas que margeiam o rio, no local, chegam a alturas que variam entre 40m a 50m, do curso d´água ao

arrow_back_iosVoltar
  • 1 de 2

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES