ROTEIRO

Roteiro Taquari Açoriana

O Roteiro Taquari Açoriana traz ao visitante um mergulho na história do Rio Grande do Sul através de um agradável passeio por esta encantadora cidade de colonização açoriana. As personalidades marcantes locais, a religiosidade, o artesanato, os sabores, a musicalidade, estão presentes na cultura herdada dos povoadores que atravessaram o mar para fazer sua história em Taquari. Sem dúvida, a hospitalidade é a maior característica do alegre e receptivo povo de taquariense, cuja singularidade encanta os visitantes.


Roteiro:
Santuário Nossa Senhora da Assunção: Local abençoado onde acontece manifestações de fé e espiritualidade.

Igreja Matriz São José: Centenária edificação construída pelos açorianos em meados de 1768, sendo uma das mais antigas do Estado RS. Em seu interior está a imagem de São José, talhada em madeira, doada pelo Rei de Portugal em 1765.

Jornal o Taquaryense: Fundado em 1887, mantém até hoje a sua forma original de impressão (tipo a tipo), sendo considerado o museu vivo da comunicação.

Lagoa Armênia: É o cartão postal da cidade dotado de belo e tranqüilo recanto, ponto de encontro entre amigos, familiares e visitantes, palco do evento máximo de Taquari - Natal Açoriano em Terra Gaúcha.

Museu Casa Costa e Silva: Casa tipicamente portuguesa, onde se conservam os móveis e utensílios da família do ex-presidente do Brasil Artur da Costa e Silva. É, também, sede de memoriais que contam a história da cidade, desde seu povoamento pelos açorianos, através da Sala Açoriana ?João Bosco Motta do Amaral? com interessante acervo cultural, como a presença de ilustres que marcaram seus feitos neste Município.

Casa do Artesão: local onde se encontra variado itens, objetos decorativos e artesanato confeccionados pelos artesãos locais.

Almoço e Café Açoriano: Restaurantes, Cafeterias, Confeitarias e Pub?s com características singulares que apresentam a maravilhosa gastronomia açoriana e regional (com agendamento prévio).



Guia Credenciado: (51) 98419-6313

Telefone: (51) 3653-1266 - Prefeitura

Email: culturaeturismotaquari@gmail.com

Site: http://www.taquari.rs.gov.br

Cidades do Roteiro

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES