ROTEIRO

Rota Della Cuccagna

Tapera está localizada ao noroeste do Rio Grande do Sul, é uma bela cidade que preserva as suas tradições, com traços marcantes da colonização italiana e alemã presentes na história, gastronomia e cultura. É outro importante roteiro do turismo rural gaúcho.
Na Rota Della Cuccagna, a Rota da Fartura, a cultura italiana se faz presente em diversos pontos do passeio, como na Casa do Vinho Rizzi, empresa familiar e tradicional que se dedica a produção artesanal de vinhos e pipas e artesanato de madeira. No local os visitantes têm a oportunidade de degustar e comprar produtos coloniais.
Outro atrativo do roteiro é a propriedade da Família Crestani, onde se pode conhecer e viver um pouco da história da imigração italiana. Lá estão construções do século passado com móveis, objetos, utensílios, ferramentas de trabalho e fotografias, que nos apresentam a história de um povo batalhador. Os visitantes têm a oportunidade de saborear o delicioso Chá da Nona,um café estilo colonial preparado servido pelos anfitriões.
Na Trattoria Bella Itália, outro belo local típico, degusta-se um cardápio variado da culinária italiana. São servidos galetos, massas, polenta, vinhos de fabricação própria e outras delícias irresistíveis. Integrando a Rota Della Cuccagna está o Centro Municipal de Eventos, espaço de arte, cultura, lazer e turismo. Nele, o artesanato se faz presente na Casa do Artesão, com exposições e comercialização de belíssimos artigos criados por artesãs taperenses. Seguindo o passeio, no trajeto visita-se a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, local religioso, tradicionalmente frequentado pelos moradores da região que oportuniza a reflexão e momentos de fé.
Os admiradores das flores e da natureza irão se encantar com o Orquidário San Sebástian, que apresenta uma coleção com cerca de duas mil espécies de orquídea. Lá, os visitantes têm a oportunidade de apreciar e adquirir obras-primas da natureza. O contato com a natureza é valorizado na Trilha Ecológica localizada na Floresta Municipal da Araucárias Janaína Orth. Com um percurso de aproximadamente 1.500 metros, possibilita a observação de inúmeros atrativos naturais como pinheiros centenários e variada vegetação nativa.




Telefone: (54) 3324-4315 / 4502

Email: turismo@rotadasterrasencantadas.com.br

Site: http://www.rotadasterrasencantadas.com.br

Horários: todos os dias mediante agendamento.

Cidades do Roteiro

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES