ROTEIRO

Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica

O Circuito
Lançado em setembro de 2020, o Circuito foi projetado para ser realizado de bicicleta, por estradas secundárias e, em sua maioria, não pavimentadas, o circuito é autoguiado, interligando as 14 cidades que compõem a Associação Rota Romântica, passando por Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
São 355 quilômetros de Circuito, divididos em 15 trechos, com cenários deslumbrantes em meio à natureza.
Durante o circuito, praticamente todo por estradas vicinais, o ciclista pode contemplar belezas naturais constituídas por riachos, mirantes e áreas rurais, além de construções no estilo enxaimel como igrejas e casas históricas. Os principais pontos turísticos a céu aberto da região também fazem parte do passeio.
Por tratar-se de um circuito, a saída e chegada oficial é na Central de Informações Turísticas de Nova Petrópolis, sede da Rota Romântica. Os trajetos, porém, podem ser realizados de forma independente e em qualquer tempo e distância. Para a realização do circuito completo, aconselha-se o período de 7 a 9 dias para aproveitar todas as belezas que o interior dos municípios proporciona. O cenário do trajeto surpreende por suas paisagens naturais, povoados rurais, pequenos e grandes centros urbanos, diversificados atrativos e a tranquilidade do interior.
A realização completa do circuito bonificará o ciclista com um certificado, sendo necessários ao menos 11 carimbos no passaporte, que poderá ser adquirido nos locais específicos de cada cidade, identificados no guia de navegação.

Manual de Navegação
Para maior comodidade, o ciclista pode baixar o Manual de Navegação a fim de se localizar com maior precisão e obter dicas de planejamento e de procedimentos.
No manual de navegação, o ciclista pode baixar o arquivo GPX e seguir a rota por aplicativo no celular ou no GPS, ou baixar o arquivo em PDF podendo imprimi-lo se assim preferir. Assim, terá acesso a imagens de mapas, informações sobre os municípios, meios de hospedagem, alimentação, atrativos, serviços de emergência, bicicletaria, borracharia.
Desenvolvido dentro das normas da ABNT NBR 15.509-2, o Guia de navegação tem informações técnicas do percurso como, por exemplo, grau de dificuldade, altimetria e distâncias.

Sinalização
O Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica é autoguiado. O guia de navegação oferece todas as informações técnicas para a realização do circuito. Contudo, durante todo o trajeto, há a sinalização viária com placas interpretativas, indicativas e folhas de plátano.
PLACAS INTERPRETATIVAS: As placas interpretativas ficam no início e no final de cada trecho e contém informações técnicas como: distância do trecho, classificação de percurso, interpretação dos critérios e plano altimétrico contendo pontos de interesse.
PLACAS INDICATIVAS: As placas indicativas estão dispostas ao longo do trecho. A seta amarela grande indica a direção e os pictogramas pequenos na parte inferior contém informações complementares sobre pontos de interesse ou recursos como água potável.
FOLHA DE PLÁTANO: A sinalização em formato de folha de plátano (logotipo da Rota Romântica), estão pintadas em postes, geralmente de concreto, dispostas entre as placas indicativas, reforçando que o cicloturista está no caminho certo e deve seguir em frente.

Locais de retirada do Passaporte e carimbo
Cada município tem um ponto(ou mais), onde o ciclista poderá retirar seu passaporte e, ao final de cada trajeto, tem a opção de carimba-lo.
O ciclista que quiser obter certificado de conclusão do percurso, precisa ter no mínimo 11 carimbos no seu passaporte.

Operadora oficial:
O Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica é autoguiado. Contudo, a empresa Pedalando no Sul é a operadora oficial e disponibiliza o serviço de transfer, locação de bicicletas, certificação e acompanhamento, quando requisitado. A empresa possui roteiros prontos de sete dias, com todos os serviços inclusos, para desfrutar do circuito.

A Rota Romântica deseja uma ótima experiência a todos os Cicloturistas!




Telefone: (54) 3281.4455 / (54) 99217.3088 / (51) 99353.8663

Email: contato@rotaromantica.com.br; pedalandonosul@gmail.com

Site: http://www.circuitocicloturismo.rotaromantica.com.br/

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES