ROTEIRO

Roteiro Turismo Rural Freguesia das Figueiras

Taquari é uma das cidades mais antigas do Estado do Rio Grande do Sul e a única povoada exclusivamente por imigrantes açorianos. O nome FREGUESIA é uma referência a herança de que tanto se orgulha a comunidade taquariense, referenciada como uma paróquia, ou uma pequena comunidade circunscrita à igreja ou capela local, fato que a religiosidade é outra característica ancestral. A FIGUEIRA é uma árvore nativa da Mata Atlântica. Seus frutos comestíveis e sua sombra frondosa reúnem uma verdadeira comunidade de aves, insetos, roedores, mamíferos, répteis e pessoas. Por uma grande coincidência, todas as propriedades do Roteiro Turismo Rural ?Freguesia das Figueiras exibem orgulhosamente uma ou mais figueiras. Conhecer essa comunidade e sua herança cultural traduzida por seu jeito alegre e comunicativo, seus sabores, seus falares e cantigas, suas crenças e suas histórias é sem dúvida uma experiência inesquecível.

Roteiro:
DELÍCIAS DO MORRO DA CABRITA:
Na propriedade da família Cardoso, que fica próxima ao ?Morro da Cabrita?, a aventura começa ao fazer uma pequena caminhada de aproximadamente 2 km, conduzida pelo Sr. Régis. No caminho aprecia-se a paisagem rural, a travessia de uma ?sanga? por uma ?pinguela? (pequena ponte). Aos pés do morro, a trilha sobe pela encosta de mata com leve aclive por mais uns 50 metros até chegar à pedra da ?Cabrita?. E por que esse nome? Você só descobre visitando. Ao voltar, a família espera na propriedade com um delicioso refresco, além da possibilidade de adquirir pães, biscoitos, broas e geléias produzidas na propriedade.

ATAFONA MARTINS:
A mandioca é uma grata herança dos nativos brasileiros. As técnicas de produção da farinha e seus derivados já eram conhecidos dos índios brasileiros. Hoje, a eletricidade facilitou bastante o processo, mas os métodos de produção continuam os mesmos. Na atafona você aprende a fazer a farinha de mandioca, o polvilho, o beiju e a tapioca, mas o bom mesmo é degustá-los acompanhados de outras delícias, podendo, ainda, adquiri-los no local.

CABANHA DUAS FIGUEIRAS:
Local típico gaúcho. Nessa propriedade encontra-se a ?pista de tiro de laço?, o galpão almoços, jantares, festas de fandango e, o típico animal de fazenda, os cavalos. O local é provido de outros animais rurais e a melhor comida luso/brasileira da região. A herança de saberes culinários trazidos das ilhas adquiriram novos sabores ao serem adicionados alimentos e condimentos locais, como a mandioca, o amendoim, o milho e as batatas. No inverno, o famoso ?Fervido?, um substancioso e bem temperado caldo, é deliciosa tradição. Nos meses mais quentes, sugerimos a típica costeleta de porco caseiro assada ao molho de geléia com pimenta, acompanhados de quibebe e outras delícias características da região. Na propriedade é possível adquirir conservas, compotas e infusões de cachaça, prontos para viagem.

SÍTIO DA ANA:
A Ana é uma tradicional e atualizada produtora de hortaliças isentas de inseticidas. Agora essa horticultora conta com uma nova estufa para produção de morangos saudáveis em sistema de hidropônica. Vale à pena visitar essa propriedade, conhecer o moderno sistema de produção hidropônica e degustar os maduros e deliciosos morangos ali produzidos. Nesta propriedade, além de morangos, o visitante pode comprar hortaliças sem agrotóxicos.

CERVEJARIA MORRO PELADO:
À sombra de uma bela figueira e ao pé do ?Morro Pelado? está à centenária casa da propriedade. A cervejaria fica nessa linda casa portuguesa totalmente restaurada. Conhecer a história dos ancestrais da família e da própria casa é viajar no tempo, mas fazer isso degustando aquela cerveja artesanal, não tem preço... No local é possível comprar a cerveja em embalagem de consumo ou em belas embalagens para presente.




Telefone: (51) 98036-1792

Email: culturaeturismotaquari@gmail.com

Site: http://www.taquari.rs.gov.br

Cidades do Roteiro

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES