ROTEIRO

Caminhos de Jacobina

O Roteiro Caminhos de Jacobina traz pontos que retratam a trajetória do episódio dos Mucker, que marcou a história de Sapiranga na segunda metade do século 19 (confira mais detalhes sobre o episódio na área de História do Município do site). Os pontos oficiais do trajeto são os Túmulos dos Colonos no Cemitério Amaral Ribeiro, a Estátua do Cel. Genuíno Sampaio e a Cruz de Jacobina.
O morro da Pedra Branca é um atrativo importante da histórias dos Mucker, mesmo não estando no roteiro oficial. Esta localizada no trecho inicial em uma curva da estrada que leva ao topo do Morro Ferrabraz, e é parada quase que obrigatória para turistas. Praticantes de esportes radicais se aventuram em escaladas no local (lá no alto há uma caverna/toca na qual os seguidores de Jacobina teriam se instalado para avistar quem chegava, em uma espécie de Torre de Controle. O acesso via escada, construído pelo mato está fechado por estar em propriedade privada.
Outro espaço que fica em área particular é a área onde foram feitas as locações do filme - A Paixão de Jacobina, de Luiz Carlos Barreto.

O Túmulo dos Colonos no Cemitério do Amaral Ribeiro
O túmulo de quatro colonos alemães mortos no conflito com os Mucker, na década de 1870, integra o roteiro de Caminhos de Jacobina mostrando a lápide esculpida em pedra arenito, construída como memorial do episódio. A coluna funerária traz inscrições em alemão do século 19, quando o território ainda era colônia de São Leopoldo. Na coluna está escrito: \\\"Hier ruhen die vier Deutschen Theodor Meinhard, Heinrich Hoffmann, Heinrich Linn und Phillip Kirsch welche am 26 Juli 1874 im Kampfe gegen die Mucker gefallen sind R.I.P. Andenken von den Bewohnern de Colnnie São Leopoldo.\\\" A tradução seria: \\\"Aqui descansam os quatro alemães Theodor Meinhard, Heinrich Hoffmann, Heinrich Linn e Phillip Kirsch que em 26 de julho de 1874 morreram na batalha contra os Mucker. Lembrança dos habitantes da Colônia de São Leopoldo\\\". Abaixo, no pé da lápide, aparece o nome de Jacob Schmitt, escultor da lápide.

A Estátua do Coronel Genuíno Sampaio
A estátua foi erguida pela comunidade local no ano de 1931, em homenagem ao coronel Genuíno Sampaio, personagem polêmico da Batalha dos Mucker por liderar as tropas que lutaram contra o grupo de Jacobina. Antes de morrer em solo sapiranguense, em julho de 1874, foi combatente na Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai, entre outras.

A Cruz de Jacobina
A cruz de madeira foi erguida no local onde, supostamente, Jacobina e alguns dos seus seguidores teriam buscado abrigo para fugir do confronto com as tropas militares e acabaram ali sendo mortos. A cruz foi colocada no início do século 20, depois da visita de um dos remanescentes do confronto dos Mucker (diz-se que o nome do colono que colocou a cruz era Kauer). Não há comprovação do fato, mas acredita-se que neste local Jacobina tenha morrido no combate final.




Telefone: (51) 39591033 / (51) 997325092

Email: turismo.sapiranga@gmail.com; cultura@sapiranga.rs.gov.br

Site: http://www.sapiranga.rs.gov.br/

Cidades do Roteiro

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES