Com o intuito de fortalecer e preservar as manifestações culturais do nosso Estado, especialmente na área da música, dança, poesia e cultura campeira. Em sintonia com o movimento tradicionalista gaúcho, reúnem-se integrantes com o objetivo de resgatar e preservar os valores, crenças, usos e costumes dos tradicionalistas, comprometidos com a valorização da história e da cultura do RS. As prendas e peões que compõem a invernada artística divulgam através da música e da dança a cultura Gaúcha de nosso Município em rodeios e eventos locais regionais e estaduais. O prazer, a sensação de cavalgar e a presença do cavalo na história do ser humano são tão profunda que já se encontra impresso em nossa memória genética. Cavalgar é uma atividade milenar, é voltar às origens e ter o prazer de sentir próximo da natureza. O objetivo da cavalgada é promover a integração entre os municípios, cultivando os laços de amizade, a troca de experiências.
Rodeio Crioulo
Há alguns anos Vila Flores reúne as comunidades, escolas e entidades no mês de dezembro para o tradicional Natal dos Presépios. Neste evento a simplicidade e a criatividade na montagem, resgatam a beleza dos presépios feitos pelos imigrantes das diversas etnias que colonizaram a região, e que foi cultivado na lembrança dos seus descendentes. A história dos presépios remonta os anos de 1958 a 1962, no Seminário dos Capuchinhos de Vila Flores, quando dezenas de seminaristas montavam os presépios utilizando diversas formas e materiais. Depois de prontos, eram colocados nos jardins e pomares para que todos pudessem ver e sentir a importância de comemorar a data. Na noite de Natal, os Frades percorriam a trilha dos presépios admirando-os e, em cada um, a imagem do Menino Jesus era colocada, simbolizando o seu nascimento.
Cultural
Religioso
Associação de Jipe Clubes do Rio Grande do Sul tem o objetivo de promover um campeonato de provas Extreme Indoor para veículos 4x4 e Vila Flores é palco de uma das Etapas desta competição.
Esportivos