ROTEIRO

Voltando ao Passado

Um passeio com duração de dois dias onde são visitados 6 munícipios da Região do Alto Jacuí. Os visitantes têm contato com a história, cultura, as belezas naturais e com a deliciosa gastronomia típica. O roteiro inicia em Victor Graeff, cidade de origem alemã e regionalmente conhecida pelo Festival Nacional da Cuca com Liguiça. Lá se encontra a Praça Tancredo de Almeida Neves, conhecida como A Mais Bela Praça do Rio Grande do Sul, com mais de 200 esculturas podadas artesanalmente em ciprestes.

Após, segue-se para Tapera, Terra da Rota Della Cuccagna, A Rota da Fartura, onde são retratadas as características da colonização italiana na região. Visita-se a Casa do Vinho Rizzi, grande produtora de vinhos e pipas, onde os visitantes podem adquirir os produtos. Ao meio-dia, é a vez de conhecer a Tratoria Bella Itália, um ambiente diferenciado e acolhedor para saborear o melhor da culinária italiana. Após o almoço, segue-se para o Orquidário San Sebastian, com suas mais de duas mil espécies de orquídeas. Em seguida, a história se faz presente na propriedade da Família Crestani, onde se encontra um antigo casarão colonial, que expõe objetos e utensílios utilizados pelos colonizadores. No local, também é servido o delicioso Chá da Nona, com pratos típicos coloniais.

O roteiro segue para Não-Me-Toque, com um jantar campeiro no CTG Galpão Amigo, onde a cultura gaúcha é evidenciada através da gastronomia, música e dança. No segundo dia, o roteiro começa em Selbach com um delicioso café da manhã colonial no Recanto do Mel. Após, visita-se o Mini Mundo Encantado, onde é apresentada a história dos munícipios e da colonização alemã na região. Através de objetos, utensílios e um amplo ambiente com miniaturas, são retratadas as primeiras edificações locais, bem como as características geográficas. Logo, no belo Haras Pinno, o almoço é um típico churrasco campeiro, conhecendo-se mais das tradições gaúchas.

Após, no município de Colorado, o passeio continua na Igreja Matriz São João Batista e no Museu Boa Esperança. Finalizando o roteiro, visita-se Quinze de Novembro, conhecida como a Capital do Turismo Regional. Lá, os visitantes são recepcionados na Praça Clara Saft e seguem para o complexo turístico Hotel de Lazer Águas da Fonte, para aproveitar a natureza às margens do Lago Passo Real.




Telefone: (54) 3324-4315 / 4502

Email: turismo@rotadasterrasencantadas.com.br

Site: http://www.rotadasterrasencantadas.com.br/

Horários: Todo os dias mediante agendamento.

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES