A casa onde vivem as diaconisas está situada em uma linda área verde no Morro do Espelho. Junto a ela, encontra-se o Lar Moriá, um asilo onde as pessoas idosas podem viver em paz com a natureza. O local ainda conta com hospedagem e espaço para eventos. Visitas devem ser agendadas pelo telefone.
Neste complexo que compreende estas três instituições, cada qual com uma finalidade distinta. Podemos conhecer capelas, grutas, imagens de santos espalhadas, Via Sacra pintada em azulejos, museus, natureza, o caminho que faz a ligação interna entre o Colégio São José e o Monte Alverne, que é um
Fundado em 19/5/1936 por ocasião do cinqüentenário do Sínodo Rio-Grandense (Igreja de Confissão Luterana), está localizado no Morro do Espelho em uma área verde lindíssima. Lá pode-se visitar o Museu do Sinodal. O prédio do antigo externato foi erguido em 1937 e o antigo internato em 1947.
Um espaço de lazer ao lado do Rio dos Sinos, é um marco histórico e arquitetônico da cidade, com um papel importante na chegada dos imigrantes alemães em 1824.
O complexo hoje, conta com o Museu do Rio, construído em 1863 para abrigar o antigo Cais do Porto de São Leopoldo. O local era de
Referência no país e no exterior, o mais antigo centro de formação teológica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) forma teólogos desde 1970. Possui a maior biblioteca na área teológica evangélica da América Latina, com acervo de 70 mil volumes. Visitas devem ser agendadas
A história da Igreja Matriz iniciou há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que maio de 1865 deu lugar ao prédio atual.
A casa, construída em estilo enxaimel, é o ponto inicial da Rota Romântica do Estado. O local abriga informações turísticas do município, e é ponto de partida para as planícies do Vale dos Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha.
Antiga estação ferroviária de São Leopoldo e primeira estação construída no Rio Grande do Sul. O Centro de Preservação da História da ferrovia no Estado foi fundado em 9 de março de 1985. Retrata a história da época em que a Maria Fumaça encantava a população.
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo é uma entidade cultural privada, sem fins lucrativos, mantido por uma associação de amigos e seu acervo é considerado um dos mais ricos do Brasil sobre a imigração alemã no país.
Acervo
São mais de 35.000 peças, 30.000 fotografias, 360
Fundado em 2006, o Parque é subdividido em duas partes: a primeira denominada Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz e a segunda, chamada de Jardim Botânico ? Parque Imperatriz.
O Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz possui 694 hectares. O local é caracterizado como uma