São Leopoldo - O que visitar

  • 1 de 2

Casa Matriz de Diaconisas

A casa onde vivem as diaconisas está situada em uma linda área verde no Morro do Espelho. Junto a ela, encontra-se o Lar Moriá, um asilo onde as pessoas idosas podem viver em paz com a natureza. O local ainda conta com hospedagem e espaço para eventos. Visitas devem ser agendadas pelo telefone.

Colégio São José, Lar Santa Elisabeth e Monte Alverne

Neste complexo que compreende estas três instituições, cada qual com uma finalidade distinta. Podemos conhecer capelas, grutas, imagens de santos espalhadas, Via Sacra pintada em azulejos, museus, natureza, o caminho que faz a ligação interna entre o Colégio São José e o Monte Alverne, que é um

Colégio Sinodal

Fundado em 19/5/1936 por ocasião do cinqüentenário do Sínodo Rio-Grandense (Igreja de Confissão Luterana), está localizado no Morro do Espelho em uma área verde lindíssima. Lá pode-se visitar o Museu do Sinodal. O prédio do antigo externato foi erguido em 1937 e o antigo internato em 1947.

Complexo Rua da Praia

Um espaço de lazer ao lado do Rio dos Sinos, é um marco histórico e arquitetônico da cidade, com um papel importante na chegada dos imigrantes alemães em 1824.
O complexo hoje, conta com o Museu do Rio, construído em 1863 para abrigar o antigo Cais do Porto de São Leopoldo. O local era de

Escola Superior de Teologia (EST)

Referência no país e no exterior, o mais antigo centro de formação teológica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) forma teólogos desde 1970. Possui a maior biblioteca na área teológica evangélica da América Latina, com acervo de 70 mil volumes. Visitas devem ser agendadas

Igreja Nossa Senhora da Conceição

A história da Igreja Matriz iniciou há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que maio de 1865 deu lugar ao prédio atual.

Marco Zero

A casa, construída em estilo enxaimel, é o ponto inicial da Rota Romântica do Estado. O local abriga informações turísticas do município, e é ponto de partida para as planícies do Vale dos Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha.

Museu do Trem

Antiga estação ferroviária de São Leopoldo e primeira estação construída no Rio Grande do Sul. O Centro de Preservação da História da ferrovia no Estado foi fundado em 9 de março de 1985. Retrata a história da época em que a Maria Fumaça encantava a população.

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo é uma entidade cultural privada, sem fins lucrativos, mantido por uma associação de amigos e seu acervo é considerado um dos mais ricos do Brasil sobre a imigração alemã no país.

Acervo
São mais de 35.000 peças, 30.000 fotografias, 360

Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina

Fundado em 2006, o Parque é subdividido em duas partes: a primeira denominada Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz e a segunda, chamada de Jardim Botânico ? Parque Imperatriz.
O Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz possui 694 hectares. O local é caracterizado como uma

arrow_back_iosVoltar
  • 1 de 2

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES