REGIÃO TURÍSTICA

Região Rota do Yucumã

A Região Turística Rota do Yucumã está localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul e é formada por 21 municípios, fronteiriços à Argentina e ao estado de Santa Catarina. Os Municípios que a compõe fazem parte da Associação dos Municípios da Região Celeiro - AMUCELEIRO.

Destacam-se no Turismo da Região as belíssimas cachoeiras, museus, prédios históricos, balneários, santuários, igrejas, capiteis, grutas, vinícolas, cervejarias, cachaçarias e deliciosos cafés coloniais.

A região se destaca por sua natureza exuberante, marcada de forma especial pelo Parque Estadual do Turvo, maior Unidade de Conservação do Rio Grande do Sul, com 17.500 hectares, pela Terra Indígena do Guarita, maior reserva indígena do estado com 23 mil hectares, e da Terra Indígena do Inhacorá.

O Parque Estadual do Turvo também é o local onde se encontra o majestoso SALTO DO YUCUMÃ, maior salto longitudinal do mundo, com 1800 metros de extensão. A altura das quedas varia de acordo com a vazão do Rio Uruguai, mas de forma geral se apresentam entre 5 e 7 metros de queda, podendo chegar a 15 metros de altura em épocas de estiagem. Além disso, o Parque é refúgio para animais severamente ameaçados de extinção como a Onça-pintada, a Harpia, a Onça-parda ou Puma, o Cateto, a Anta, o Uiraçu e o Cachorro-vinagre.

CONHEÇA A REGIÃO! Você será surpreendido com as belas paisagens formadas pelo Rio Uruguai e pelas mais diversas cachoeiras que podem ser encontradas no interior dos municípios. Além disso, a hospitalidade e a cultura da região são um convite para se conectar com a simplicidade da vida no campo, a qual pode ser conhecida e experienciada por meio dos Roteiros de Turismo Rural que aqui existem. Também é possível desfrutar de roteiros de turismo de aventura e ecoturismo, além de opções de roteiros gastronômicos e culturais.

Na gastronomia local se identificam os traços típicos das diversas etnias que colonizaram a região, de forma especial a italiana e a alemã. Ao visitar a Rota do Yucumã não deixe de saborear os deliciosos cafés coloniais e os produtos das agroindústrias familiares.

http://www.rotadoyucuma.com.br/

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES