ROTEIRO

Rota da Erva Mate

A natureza garante sabor e qualidade!
A erva-mate extraída dos melhores ervais do Sul do Brasil é um produto economicamente importante para a região Alta do Vale do Taquari, dela é feito o tradicional chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul. A planta inspirou a formação da Rota da Erva-Mate, que é constituída pela união de 10 municípios: Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.
No percurso de aproximadamente 80 quilômetros, que inicia na ERS 129 em Encantado e segue pela rodovia ERS-332, está um conjunto de atrativos turísticos acompanhado de belas paisagens naturais, tais como flora, fauna, clima, cascatas, grutas, que estão emoldurados entre vales e morros.
Tudo isto está aliado à saborosa gastronomia italiana e à hospitalidade interiorana, características de uma comunidade de colonização italiana, mas que também carrega fortemente a identidade do povo gaúcho. A região possui ainda como particularidades marcantes o artesanato, a arquitetura, os elementos religiosos, os eventos e as agroindústrias familiares, que processam os produtos coloniais típicos da culinária local, os ervais e as indústrias ervateiras, que tornam a Rota da Erva-Mate um excelente produto turístico.
?Venha vivenciar a cultura da erva-mate e as tradições deste povo hospitaleiro que também carrega a identidade do gaúcho!?

- Memorial da Noz-Pecã e Produtos Pitol
Oferece aos turistas a oportunidade de conhecer o processo do plantio até o beneficiamento da noz-pecã. Possui espaço para o receber o visitante em um local agradável onde encontra-se o memorial com a possibilidade de compra de produtos e cosméticos.
Endereço: Linha Doutor Carlos Barbosa, s/n°
Cidade: Anta Gorda
Fone: (51) 3756.1156
E-mail: agroindpitol@hotmail.com
Site: www.nozespitol.com.br
Facebook: Agroindustria Pitol
Responsável: Leandro Pitol
Horário de atendimento: Com agendamento

- Parada Toigo ? Café Colonial
Neste local o visitante saboreia um delicioso café colonial com pratos típicos da gastronomia italiana. Também oferece almoço e janta típica. Proporciona contato com a natureza e ponto de venda de produtos coloniais.
Endereço: Distrito de Itapuca
Cidade: Anta Gorda
Fones: (51) 3756-1147 ramal: 2252 / (51) 99707-4641 / (51) 99712-6694
E-mail: sidneitoigo@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/ParadaToigo
Responsável: Sidnei Toigo
Horário de atendimento: Com agendamento

- Akatu Cosméticos
Há mais de uma década dedicamos nossa energia, aliada a competência e experiência no ramo de erva-mate, para oferecer produtos de qualidade que evidenciam a beleza, com saúde.
A AKATU Brasil está localizada no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil, e é especializada em cosméticos naturais a base de erva-mate, utilizando desta, o exclusivo extrato nano tecnológico. Inspirada na natureza, a AKATU Brasil traz o poder antioxidante, vitaminas e mais de 190 propriedades farmacêuticas da erva-mate, em cada fórmula exclusivamente desenvolvida para profissionais da beleza que buscam por produtos sofisticados e saudáveis. O extrato da erva-mate é um raro composto, que transformado em produtos cosméticos, nutre, protege e transforma a pele, permitindo que todo seu brilho e beleza sejam realçados e percebidos por todos.
Endereço: ERS 332 ? Km 54 ? S/Nº Linha São Lourenço
Cidade: Arvorezinha
Fones: (51) 3772-1099 / 3772 ? 1093 / 9.9807- 1968
E-mail: contato@akatuloja.com.br
Site: www.akatubrasil.com.br
Facebook: facebook.com/akatubrasil
Responsável: Andréia
Horário de atendimento: Com agendamento

- Doces Carmen ? Produto Artesanal
No preparo dos produtos são utilizados apenas fruta e açúcar em tachos de cobre em pequenas quantidades, sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes o que lhes conferem características únicas como cor, textura e sabor inigualável.
Doces Carmen se orgulha em oferecer doces, compotas, geleias, chutneys, antepastos e conservas.
Endereço: Rua Carlos Scheffer, Nº 1003
Cidade: Arvorezinha
Fone: (51) 3772 ? 1311
E-mail: contato@docescarmen.com.br
Site: www.docescarmen.com.br
Responsável: Carmen Pompermaier Gehlen
Horário de atendimento: Com agendamento



- Divine Chocolates
Na Divine você encontra o mais puro dos chocolates. Em sua loja encontra-se chocolates, presentes e muito mais. Produzido em Encantado, encanta a todos que degustam seu sabor fino e inconfundível. Venha conhecer o sabor do verdadeiro chocolate.
Endereço: Rodovia RS 129, Km 72, n° 6225 ? Bairro Lambari
Fone: (51) 3751.7235
E-mail: contato@divinechocolates.com.br
Site: www.divinechocolates.com.br
Facebook: Divine Chocolates
Responsável: Fabiana Turatti
Horário de atendimento: Com agendamento

- Paraíso das Pedras
Lugar em meio a natureza, que oferece deliciosa gastronomia, área de lazer, esportes, e muitos encantos naturais que podem ser apreciados através de trilhas, banhos na cascata. Oferece quartos para hospedagem e espaço para a realização de eventos.
Endereço: Linha Estefânia ? interior
Cidade: Nova Bréscia
Fones: (51) 3757-1260 / (51) 98205-5115
E-mail: paraisodaspedras_nb@yahoo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/NB.ParaisoDasPedras/
Responsável: Regina Faccioli Dalloglio
Horário de atendimento: Com agendamento

- Cascata da Baleia
A Cascata da Baleia é formada por três quedas d?água consecutivas, que juntas atingem uma altura superior aos 50 metros. Para chegar até a Cascata da Baleia, o visitante percorre uma trilha composta por uma escadaria natural de 225 degraus. No percurso, pelo interior da antiga Mata Atlântica, da fauna e da flora, o visitante pode visualizar diversas espécies como bromélias, xaxins, samambaias, pica-paus, quero-quero, maritacas e tucanos.
Endereço: Estrada Linha Peca, s/n°
Cidade: Ilópolis
Fone: (51) 3774.1322
E-mail: turismo@ilopolis-rs.com.br
Site: www.ilopolis-rs.com.br
Facebook: Municipio de Ilópolis
Responsável: Prefeitura Municipal de Ilópolis
Horário de atendimento: Sempre aberto

-

Email: lizeli@amturvales.com.br

Site: http://www.amturvales.com.br

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES