ROTEIRO

Caminho Farroupilha Cultura & Tradição Gaúcha

Um povo forjado pela história, transformou esse pedaço de solo brasileiro em palco de lutas, crenças e tradições. A figura do gaúcho se confunde com um cenário único da imensidão dos campos, águas fartas e muita, muita história para contar. Palco principal da Revolução Farroupilha, que por dez anos tingiu de bravura e determinação o horizonte do pampa, hoje empresta sua história para novas conquistas. Conquistas de olhares que se perdem num infinito horizonte, conquistas do tempo e das lendas que caracterizam um povo hospitaleiro e orgulhoso de seu passado, conquista de história, presente em museus, charqueadas e que permanece viva nas Estâncias Gaúchas, onde o Turismo Rural se perfuma com os cheiros característicos da culinária campeira. Conquistas de conversas junto ao fogo de chão, onde a tradição do chimarrão, passando de mão em mão, torna a todos um só povo.

Esse é um pedaço do Rio Grande que abre suas porteiras para bem receber. Siga o Caminho Farroupilha, pisando em solo pampeiro ou navegando nas águas do grande mar de dentro - a Laguna dos Patos - e descubra um mundo capaz de guiar seu olhar e seu pensamento para além do tempo presente, onde o cenário se transforma em magia, a história revive a cada momento e o sonho se torna realidade no contato com esse povo apaixonado por sua terra. Seja bem-vindo. O povo pampeiro te aguarda.

Texto de Álvaro Machado



São Lourenço do Sul

Fazenda do Sobrado
A Fazenda do Sobrado pertenceu à Anna Joaquina Gonçalves da Silva (Don\'Anna), irmã de um dos líderes da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves da Silva. Atualmente a Fazenda do Sobrado possui amplo espaço para eventos, oferecendo além da visitação guiada, passeios a cavalo, charrete e trilhas.
O agendamento pode ser feito pelo telefone: (53) 3251-2141

Igreja Nossa Senhora da Conceição no Boqueirão
Construída em 1830, é a primeira igreja da cidade. A torre da igreja tem uma cúpula em estilo bizantino, incomum nos templos católicos da região. Está localizada no Boqueirão, que é o mais antigo povoamento de São Lourenço do Sul.
Endereço: RS-265, Boqueirao, São Lourenço do Sul - RS

Telefone: (53) 3251-9599 / 3247-1395

Email: turismocostadoce@gmail.com; turismocostadoce@gmail.com; pampagauchors@gmail.com

Dicas: Bagé
Telefone: (53) 3242 9012
Horário de Funcionamento: 8h às 14h
E-mail: cultura@bage.rs.gov.br

Pelotas
Telefone: 53 3225 7755 | 53 3222 0808
E-mail: sdet.turismo@pelotas.rs.gov.br || pelotasturismo@gmail.com

Caçapava do Sul
Telefone: 55 328

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES